Fundo de apoio aos estudantes

Diante do pedido de ajuda para custear as passagens, presidente da Casa propõe criar um programa de crédito municipal aberto a todos os estudantes

27 de setembro de 2007 às 00h00.

Na segunda-feira pela manhã, dia 24 de setembro, os vereadores receberam os representantes da Associação dos Estudantes Universitários de Venda Nova do Imigrante- AEUVNI. Eles reivindicam apoio no custeio das passagens.  O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo-PSDB, deixou claro ser necessário criar um mecanismo mais democrático de apoio, independente de onde os vendanovenses estejam cursando faculdade.

O presidente da Casa sugeriu criar um fundo de apoio aos estudantes universitário, nos moldes de um projeto já proposto por ele. Ele sugere que este apoio seja semelhante ao sistema de crédito estudantil implantado pelos governos federal e estadual.

Para elaborar o sistema, Grillo sugere uma participação dos estudantes e de vários segmentos e ainda que este modelo dê a possibilidade de pagamento através de prestação de serviço depois de formado. O gerenciamento deste fundo ficaria a cargo de uma associação, com respaldo de uma instituição financeira.

FOTOINTERNA1

Com esta proposta, O presidente da Casa lançou um desafio aos estudantes de ajudar elaborar o programa e pediu que o procurador da Câmara, José Vicente Gonçalves Filho, buscar caminhos legais para instituí-lo. Ele salientou que vai dar muito trabalho e será necessário o empenho dos estudantes.

Atualmente existe uma emenda no Orçamento de R$ 35 mil  e que, na opinião do presidente, poderia ser aumentada para a instituição do programa.

Iniciativa

Criado no dia 6 de maio de 2007, Associação dos Estudantes Universitários de Venda Nova do Imigrante- AEUVNI tem como principal desafio baixar os custos da passagens. Os estudantes que moram e trabalham em Venda Nova e se deslocam todos os dias para estudar em Castelo ou Cachoeiro são maioria na Associação. Os gastos com as passagens ultrapassam R$ 200,00 mensais, chegando a significar 30% a mais nos custos com os estudos.

Os estudantes já se reuniram com o prefeito Brás Delpupo e também promoveram uma assembléia aberta à comunidade. Para representar a categoria, procuram a Câmara,  Júlio César de Oliveira, presidente, e Fernanda Brioschi, segunda tesoureira. Eles expuseram a situação dos estudantes e queriam saber como o Legislativo poderia atuar para minimizar a situação.

Júlio César, que é estudante de sistema de informação, falou da conversa anterior com o prefeito, cuja reunião teve participação do vereador Chico Foletto- PSB. Na ocasião, o prefeito cogitou a possibilidade de comprar um ônibus e disponibilizar em forma de comodato para os estudantes.  O presidente da Associação expôs sobre as dificuldades dos estudantes, que vêm desistindo de estudar ou estão se mudando para poder continuar.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.