Popularização do idioma italiano

Vereadores propõem extensão das aulas de italiano até 8ª série nas escolas municipais

12 de outubro de 2007 às 00h00.

Os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação nº 018/2007 que propõe ao prefeito e ao secretário Municipal de Educação e Cultura a extensão da disciplina de língua italiana até a 8ª série do ensino fundamental nas escolas municipais.  A votação foi na sessão da última terça-feira, dia 9.

Uma conversa com Vanda Andreoli, coordenadora didática da Associação de Língua e Cultura do Espírito Santo- Alcies e as professoras de italiano Claudete Paste e Teresa Falchetto inspirou a iniciativa. Elas se reuniram com os vereadores na segunda-feira pela manhã e, na terça, todos os vereadores assinaram a manifestação.

Os vereadores justificam a iniciativa tomando como base a Lei Orgânica Municipal, artigo 182, inciso VII, que diz caber ao Município promover o incentivo ao aprendizado de idiomas que preservem as tradições locais.

Atualmente, a língua italiana é matéria das 4ªs séries do ensino fundamental. Para os vereadores é fundamental dar continuidade ao aprendizado e incentivar o interesse dos jovens da comunidade no regate das tradições dos principais colonizadores de Venda Nova.

FOTOINTERNA1

Apoio total

Alberto Falqueto-PDT foi à tribuna falar de seu apoio à indicação que, segundo ele, partiu dos vereadores Marco Grillo, Cloves de Souza e Eunice Caliman- PV.  Para Falqueto, um ano não é o suficiente para o aprendizado.

Cloves de Souza acredita que a implantação do ensino de um segundo idioma estrangeiro será de muita valia, devido às exigência do mercado de trabalho.  Para Eunice, além de fortalecer as raízes culturais de Venda Nova, o aprendizado será mais uma ferramenta para o futuro profissional.

De acordo com Gervásio Ambrosim- PP, que é professor e já foi secretário de Educação, a implantação da disciplina será um retorno ao que as escolas de Venda Nova já tiveram antes. Ele calcula o envolvimento de 4.000 a 5.000 alunos no aprendizado, que será uma alavanca no fortalecimento cultural e profissional do aluno.

Já Marco Grillo, que é presidente do Circolo Trentino de Venda Nova, lembrou que o domínio do idioma abre portas para o intercâmbio e ainda há demanda, como no  mercado  de granito, por exemplo. Para ele, a discussão também deve incluir as escolas particulares da cidade.

Caso a Prefeitura acate a sugestão dos vereadores, na opinião de Foletto, vai ser muito bom para os jovens de Venda Nova, que além do Cefet vão ter mais uma chance de qualificação.