Vereadores da Forte Sul se reúnem em Venda Nova

Câmara é sede de encontro que visa regionalizar debate sobre o Orçamento do Estado e Plano Plurianual

19 de outubro de 2007 às 00h00.

A Câmara de Venda Nova do Imigrante sediou na última terça-feira  um encontro entre 12 vereadores. Eles fazem parte do grupo de legisladores dos municípios que compõe a Associação dos Vereadores do Sul- Forte Sul, que junto com a Casa dos Municípios promove esta integração.

No momento em que o Estado discute o Orçamento e o Plano Plurianua- PPA, é de fundamental importância que os vereadores debatam a apresentem propostas de interesse de seus municípios. A proposta da Associação é  fortalecer projetos de interesse regional.

O vereador de Muniz Freire e vice-presidente da Câmara, José Manoel Almeida Bolzan- PSDB é o presidente da Forte Sul. Ele informou que o movimento envolve 36 câmaras e vai completar um ano no dia 18 de dezembro.  Neste período, a associação vem trabalhando para fortalecer e melhor organizar os municípios na sua luta por políticas públicas regionais.

De acordo com Bolzan, o Litoral Sul, a região Serrana e o Extremo Sul formam o Caparaó, que busca representatividade diante do Estado e também valorização frente à própria comunidade de cada município. "Estamos em fase de divulgação de nossos trabalhos. É muito importante que os cidadãos conheçam nossa atuação e nossos propósitos".

Para a vereadora de Guacui e primeira secretária da Câmara, Nina Brasil- PSL a luta por políticas sociais é fundamental, principalmente as ligadas à mulher. "Fiquei feliz em ser convidada a participar desta reunião e acredito que este movimento vai facilitar a nossa luta. Vamos conhecer um o trabalho do outro e trocar muita experiências".

O presidente da Câmara de Venda Nova, Marco Grillo- PSDB, que foi anfitrião do último encontro, vê com otimismo a união dos vereadores de diferentes municípios. Para ele, são várias as reivindicações que precisam da força conjunta de intermunicipal. Um exemplo é o tratamento que o Estado precisa dar ao Hospital Padre Máximo, de Venda Nova, que tem o status de regional, mas não conta com repasses condizentes com esta situação.

Agenda

O trabalho dos vereadores do Forte Sul prossegue e mais três reuniões foram agendadas. A próxima vai ser no dia 6 de novembro, às 9 horas, na Casa da Cultura de Venda Nova do Imigrante, envolvendo os municípios da região Centro-Serrana. No mesmo dia, o grupo se reúne na sede da Câmara de Alegre, a partir das 14 horas, com a Micro Região Extremo Sul.  No dia 7 de novembro, às 9 horas, será em Itapemirim, com os municípios da Micro Região Litorânea.

FOTOINTERNA1

No dia 18 de novembro, os vereadores voltam a se reunir em Venda Nova. Desta vez será para um debate das políticas públicas regionais. Na ocasião será comemorado um ano de fundação da Forte Sul.

Albene Lima, da Casa dos Municípios, o vereador, reforça o papel do vereador como um grande articulador do desenvolvimento dos seus municípios e que, a união entre os legislativos municipais, fortalece lutas em busca de solução de problemas regionais.