Secretário de Agricultura explica projeto de telefonia rural

Secretário de Agricultura explica projeto de telefonia rural e responde dúvidas dos vereadores

06 de novembro de 2007 às 00h00.

O deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Agricultura,César Colnago,  ocupou a Tribuna Livre da sessão da Câmara de Venda Nova da última terça-feira. Ele estava na região para reunião do Novo Pedeag e, a convite da Mesa Diretora, foi falar da liberação de recursos para a telefonia rural no município e do perfil de sua gestão na Agricultura.

Colnago explicou aos vereadores que ainda existe um trâmite burocrático até que os R$ 460 mil serão depositados na conta da Prefeitura, que vai licitar o serviço de instalação da rede nas comunidades rurais beneficiadas. Ele falou que o projeto “Luz no Campo” faz parte da infra-estrutura no campo, um dos eixos de seu trabalho frente à Secretaria. Dentro do eixo infra-estrutura existe outro projeto de habitação para meieiros que deve ser implantado em parceria com proprietários e prefeituras.

Educação

Em várias oportunidades, o secretário, que é médico, enalteceu o papel da educação para o desenvolvimento rural. Para ele, é preciso motivação para a juventude e a família rural, que precisa ver de forma integral a sua propriedade e dela tirar boa renda. A sustentabilidade passa pela manutenção das pessoas no campo, na lida do trabalhador com os recursos.

O secretário vê na educação e não na exportação de alunos a melhor forma de desenvolvimento local. Quando o jovem almeja estudar fora para buscar uma formação diferenciada, para Colnago, ele precisa ter a visão de que o retorno pode ser um grande negócio.

Meio Ambiente

Colnago citou como uma das saídas para o meio rural uma ação estruturante para conviver com a seca. “Cada região tem um tipo de dificuldade”, sentenciou. Reservas de água, estradas vicinais adequadas e cobertura do solo estão entre as ações para suprir os hiatos hídricos.

Estrada do Caxixe

- Já foi contratado um projeto para asfaltar os três quilômetros de estrada que restam para ligar Alto Caxixe à BR-262, pelo lado de Domingos Martins. O secretário também anunciou o apoio à Festa do Tomate, programada para o último final de semana de janeiro.

Colnago disse esperar que a obra comece ainda no primeiro semestre de 2008. Ele fez o anúncio depois que o vereador Isael Bergamim- PMDB falou da importância de asfaltar o trecho para facilitar o escoamento da produção de tomate.