Juiz anuncia obra do Cartório Eleitoral

Valeriano Bolzan ocupou a Tribuna Livre para falar da obra do novo Fórum a ser inaugurada amanhã, fez um balanço da sua atuação e ainda anunciou a obra do Cartório Eleitoral para 2008

13 de dezembro de 2007 às 00h00.

A Tribuna Livre da última sessão da Câmara foi do juiz Valeriano Bolzan. Além de falar da obra do Fórum a ser inaugurada amanhã, ele falou de todo processo de busca de excelência dos serviços da Justiça em Venda Nova. Dentre as características da nova sede, ele destacou ser a arquitetura voltada para a aproximação da população com o Judiciário. "Queremos mostrar que o Judiciário está aberto para a comunidade. A obra é apenas parte de um projeto".

O juiz lembrou que a inauguração coincide com o aniversário de três anos dele em Venda Nova. "Encontrei uma Comarca cheia de processos e sem estrutura adequada. Hoje todos os processos estão despachados, graças à eficiência da equipe constituída por 22 pessoas".

Bolzan anunciou que o Serviço de Patrimônio da União deu sinal verde para a doação do terreno ao lado do Fórum para a construção do Cartório Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral vai licitar a obra a ser iniciada em 2008. "Espero daqui um ano inaugurá-la".

FOTOINTERNA1

Para o juiz, o desafio de 2008 serão as eleições municipais. Ele disse que vai dedicar especial atenção, pois a legislação avançou muito. "Assim que o primeiro registro de candidato for feito vou trazer palestrantes, numa campanha de esclarecimento para facilitar o trabalho da fiscalização". Bolzan disse que fará este trabalho mesmo considerando tranqüila a política de Venda Nova.

Elogios

Os vereadores que se manifestaram não pouparam elogios ao juiz. O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB agradeceu pelo trabalho que veio mudar o conceito da Justiça. Ele também elogiou a obra e a atuação diferenciada do juiz na comunidade.

Alberto Falqueto- PDT concordou com Grillo e disse que o grande mérito do juiz, além da obra a ser inaugurada, foi justamente ampliar a comunicação com a comunidade. "Ele trata a todos de forma igual". Já Chico Foletto- PSB lembrou que a atuação de Bolzan transcendeu ao mostrar respeito pelo dinheiro público.

A obra

Na sua manifestação na Tribuna, Bolzan destacou a lisura da Prefeitura ao negociar a compra do terreno. "Foi um dinheiro público muito bem aplicado", disse se referindo à valorização do terreno e também ao processo transparente na compra, que teve a participação de uma comissão de avaliação formada por vereadores.

Quanto às dimensões da obra, ele explica que caso fosse menor, em poucos anos seriam necessários novos investimentos, o que a tornaria pelo menos R$ 1 milhão mais cara. O investimento é de R$ 2,5 milhões- incluindo terreno, projeto arquitetônico e edificação. Com 1.850 m², a estrutura vai permitir a futura elevação da comarca para segunda entrância, com vara cível e criminal.

Bolzan destaca que toda a estrutura do prédio foi pensada de forma a facilitar o acesso da população. "Vamos contar com elevador de três pontos, 14 vagas de garagem, acesso para deficientes, um anfiteatro com café e espaço cultural de 70m² à disposição da comunidade".