Italianos visitam Venda Nova

Italianos de Castelluccio Superiore, do Sul da Itália, passaram por Venda Nova na última quarta-feira, dia 7 de março. Depois de conhecer propriedades do Agroturismo, a programação incluiu a mostra de alguns vídeos sobre o município e a cultura do café no teatro da Amena Casa da Cultura. Eles foram recebidos pelo secretário de Agricultura Evair Vieira de Melo, pelos vereadores Alberto FaAlqueto e Marco Grillo- PSDB.

Dentre os visitantes estava o representante da Prefeitura e o presidente da Câmara de Castelluccio Superiore, Fanchesco Belsito e Prospero Scardino, respectivamente. O grupo estava acompanhado por Roberto Carlos Scardini Marcondi, que é de Iúna e atua como advogado em Milão.

"Tenho prazer em conhecer um povo que imigrou numa época de tanta dificuldade e construíu uma história de sucesso. Muitos até superam habitantes que ficaram na Itália", declarou Belsito, que representou a prefeitura da pequena cidade do Sul daquele país.

Antes, o grupo de italianos passou pelo município de Iúna, onde assinou um ato de "gemellaggio", o equivalente a cidades irmãs. Roberto Carlos Scardini explicou que este é um acordo de cooperação mútua, intercâmbio sociocultural  e econômico. "Passarmos por Venda Nova, por considerar este um dos municípios referência da italianidade capixaba", justificou.

Marco Grillo, Alberto Falqueto, Fanchesco Belsito (representante da Prefeitura), Prospero Scardino (presidente da Câmara de Castelluccio Superiore), Evair e Roberto Carlos Scardini Marcondi.

Data de Publicação: quinta-feira, 08 de março de 2007