Saúde presta conta em audiência pública

Secretário cumpre rotina trimestral e mostra o desempenho da Saúde Municipal na Tribuna Livre da Câmara

20 de dezembro de 2007 às 00h00.

Na última terça-feira, dia 18 de dezembro, o secretário Municipal de Saúde de Venda Nova, Fernando Altoé, ocupou a Tribuna Livre da Câmara. Ele foi prestar contas do 2º e 3º trimestres de 2007 aos vereadores e à população, tendo em vista que a sessão é transmitida ao vivo via Rádio FMZ, de alcance regional.

O secretário usou um data-show como recurso visual e ainda distribuiu cópias do relatório para os vereadores acompanharem a explanação. Primeiro, ele detalhou as receitas, divididas em próprias e oriundas do Sistema Único de Saúde- SUS. Depois demonstrou os relatórios de despesas e, finalmente, cruzou receitas e despesas.

Em seguida, o secretário passou a apresentar os quadros demonstrativos das ações assistenciais à população, tanto no apoio terapêutico para cura e controle de doenças, quanto na atenção integral. Dentro das ações, ele destacou o Programa Saúde da Família/Agentes Comunitários de Saúde e o Controle ao Diabetes.

Também fazem parte da Saúde as ações de vigilância em saúde, vigilância ambiental, programas de saúde bucal, controle da hipertensão arterial, saúde da mulher e vigilância sanitária.

O secretário falou da intenção do Município fortalecer a parceria com o Hospital Padre Máximo, promovendo um aumento no uso dos seus serviços, como cirurgias. “O SUS é o melhor plano de Saúde. É bom, é confiável e é nosso. Tenho certeza que logo vão mexer nos valores repassados. Não pode ficar assim”, disse se referindo aos pagamentos pelos serviços prestados pelos hospitais filantrópicos.

De acordo com o secretário, suas afirmações têm fundamento, pois são baseadas nas informações obtidas nas reuniões que participa. “O dinheiro virá atrelado à prestação de serviços”.

Os vereadores elogiaram a atuação de Fernando Altoé frente à Secretaria e também à sua iniciativa de prestar contas. O presidente da Casa, o vereador Marco Grillo- PSDB, voltou a observar o grande número de atendimentos em proporção à população. “São dois por habitante”, disse concluindo que a população é bem atendida. Alberto Falqueto- PDT atribui a queda de atendimentos no HPM ao trabalho preventivo feito pela Saúde.

Fernando Altoé aproveitou para anunciar que precisa contratar dois médicos para o PSF. O salário está acima de R$ 5mil e falta profissional para atender ao programa. O secretário fez um apelo para aqueles que tenham um parente médico divulguem esta vaga. Ele tem esperança de surgir um interessado em se fixar em Venda Nova para trabalhar, pois ainda há possibilidade de fazer plantão no hospital para melhorar a renda.