Vereadores abrem ano legislativo

Terça-feira, dia 12, os vereadores de Venda Nova abriram o ano legislativo de 2008. Assuntos que afetam diretamente a vida da comunidade foram os principais temas dos pronunciamentos da sessão

15 de fevereiro de 2008 às 00h00.

Vereadores vão verificar qualidade do trabalhos das empreiteiras

Os vereadores se pronunciaram favorável a criação de uma comissão para visitar a obra de ampliação do prédio da Escola Liberal Zandonadi, em Vila Betânea. É que o serviço de acabamento foi criticado pelo vereador Alberto Falqueto- PDT, pois, segundo ele, não corresponde às especificações da planilha. Ele, que acompanhou a obra desde o início, disse que a parte estrutural está bem feita, mas que o acabamento não seguiu o mesmo padrão de qualidade.

FOTOINTERNA2

Eunice Caliman- PV comparou a situação ao que aconteceu na ampliação do Hospital Padre Máximo. Ela não quer que a obra seja entregue nas mesmas condições e sugere que a Comissão de Obras e outros vereadores confiram, visando tomar providências.

Marco Grillo-PSDB acha que a responsabilidade do acompanhamento das obras deve ser estendida às instituições beneficiadas, como no caso do hospital. “Se a obra não estiver de acordo, tem que denunciar. A firma ganhou a concorrência para cumprir o contrato”. O vereador salientou o momento do município: “Venda Nova está captando recursos, assinando convênios e ordem de serviço”, disse ao citar que o asfalto da Tapera já está licitado.

Chico Foletto- PSB sugeriu a Alberto, que é da Comissão de Obras, chamar os demais membros para fiscalizar a obra com o edital e a planilha em mãos. Caso sejam constatadas irregularidades, solicitar que a empreiteira acerte e, se não forem acertadas, denunciar ao Ministério Público. “Acredito que a Comissão de Obras tem credibilidade para representar a Casa e me coloco à disposição para integrar o grupo”.

Proibição de comercialização de bebidas alcoólicas

Os pronunciamentos dos vereadores sobre a Medida Provisória que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos ao longo das rodovias federais foram muito calorosos. Ele estão indignados e sensibilizados com a situação dos comerciantes, que se estruturam e pagam impostos. Para Alberto Falqueto, tanto a MP quanto as justificativas não têm fundamento.

FOTOINTERNA1

Tanto para Falqueto quanto para os outros vereadores que se pronunciaram,  o caminho para conter a violência no trânsito é ter mais rigor na fiscalização e elevar certas infrações à categoria de crime.

Gervásio Ambrosim- PP também concorda com uma lei mais severa para punir os motoristas alcoolizados, pois recentemente foi solto, por ordem do Supremo, um professor universitário que atropelou cinco e matou duas pessoas ao dirigir bêbado.

Na segunda-feira, Marco Grillo relatou ter feito contatos em Brasília para falar da dificuldade do município, mas acha que os comerciantes se mobilizar junto àss categorias a que pertencem. Para ele, é um contra-senso desviar a Polícia Rodoviária Federal para a fiscalização de bares e afins. “O que resolve é aumentar o efetivo, disponibilizar mais bafômetro e mudar a classificação dos acidentes causados por motoristas alcoolizados”.

Ainda mais exaltado, Chico Foletto- PSB disse que a MP é inócua, pois tira os policiais federais da função de fiscalizar os motoristas infratores para vigiar os comerciantes, que são geradores de emprego e divisa. Ele considera um absurdo, as autoridades fecharem os olhos para o direito que o motorista embriagado tem de não soprar o bafômetro quando abordado.

Eleições à vista

Os discursos dos vereadores estão afinados. Todos concordam que, mesmo e principalmente neste ano eleitoral, é preciso deixar a vaidade e as diferenças partidárias de lado para não afetar os interesses do município. O presidente da Câmara foi o primeiro a fazer estas considerações ao presumir que todos estariam envolvidos no processo eleitoral deste ano.

Alberto disse acreditar que o ano será mais complicado, mas acredita que não faltará respeito entre os colegas e a vontade de promover o bem público. “... Para que cheguemos ao final do ano com nada que denigra a imagem da Casa”. Eunice também disse que Venda Nova deve estar em primeiro lugar e voltou a lembrar do papel do vereador: legislar e fiscalizar as ações do Poder Público.