Coleta Seletiva: abrace essa ideia

Venda Nova do Imigrante conta com a coleta seletiva do lixo, mas você sabe qual a importância de separar os resíduos?

11 de abril de 2018 às 00h00.

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, foi falado sobre a importância do serviço de coleta seletiva no município e o trabalho feito pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (ASCAVENI).

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados de acordo com a sua constituição ou composição. Em Venda Nova existe a coleta seletiva do lixo seco e a coleta normal, que é do lixo orgânico e itens que não são recicláveis, como papel higiênico.

A coleta seletiva do lixo é de extrema importância para a sociedade. Pois além de gerar renda para as famílias que trabalham na ASCAVENI, também significa cuidar melhor do meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Esse tipo de coleta é fundamental para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade.

Por que separar os resíduos sólidos?

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Quais são os resíduos que devem ser separados para a coleta seletiva?

• Embalagens longa vida (tetra park);
  • Metais (aço e alumínio);
  • Papel;
  • Plástico;
  • Papelão;
  • Vidro.

Lembrando que resíduos de banheiro (como fraldas, absorventes, cotonetes...) não são recicláveis.

A coleta seletiva em Venda Nova do Imigrante

De acordo com a presidente da Associação, apesar de ter aumentado os bairros atendidos pela coleta seletiva, a quantidade de resíduos coletados diminuiu. Antes chegavam de três a quatro caminhões e hoje são de dois a três.

Quando o lixo chega na ASCAVENI ele é selecionado e separado, após o processo, ele é prensado para ser vendido.

São dezesseis bairros atendidos pela coleta seletiva em nosso município. Cada um tem seu dia e horário próprios para o recolhimento, conforme pode ser verificado na imagem abaixo:

Fonte AssCom PMVNI

Cada um fazendo a sua parte, ganha o meio ambiente, a população e a economia.