Socol de Venda Nova do Imigrante é reconhecido pelo INPI

A partir de agora a produção passará por um processo mais rigoroso que beneficiará o turismo em nossa região.

23 de abril de 2018 às 00h00.

A fabricação do Socol em Venda Nova do Imigrante foi reconhecida pelo Governo Federal, por meio do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pelo registro e concessão de marcas, patentes, indicação geográfica, desenho industrial etc. Concedida no início de 2018, a medida garante que a cultura e a importância histórica do embutido serão protegidas, além de estabelecer padrões de qualidade para a sua montagem e comercialização.

Assim sendo, a produção de Socol passou a ser fiscalizada e regularizada, o que gera mais reconhecimento e valorização à essa iguaria da cultura da nossa cidade. O produto será avaliado regularmente e deverá atender às regras impostas pelo INPI para ter a sua comercialização legalizada.

O reconhecimento do aperitivo típico da nossa região, aconteceu por meio da parceria entre o Sebrae, as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saúde e a Instituição Inovate, evolvendo o trabalho de oito famílias que trabalham com a fabricação.

Os participantes fizeram um curso de preparação profissional a fim de alinhar a produção do embutido nas normas de qualidade do órgão federal. O processo durou mais de dois anos e, por fim, o Socol fabricado por essas famílias ganhou o selo de qualidade e reconhecimento de produtos exclusivos da região serrana do Espírito Santo.

Fonte: Folha Vitória