Secretário de Saúde presta conta no Plenário

Na Sessão Ordinária realizada no dia 08 de maio o Secretário Municipal de Saúde, Tadeu Sossai, fez o uso da Tribuna para prestar contas do ano de 2017.

17 de maio de 2018 às 00h00.

O Secretário de Saúde começou o seu pronunciamento informando que a população estimada de Venda Nova é de 24.575 habitantes e que a maioria é branca e jovem. A Secretaria é composta por 1 Secretário, 2 Gerências, 6 Coordenações, 1 Supervisor de Endemias, 6 médicos do ESF, 10 médicos clínicos gerais, 3 médicos pediatras, 6 enfermeiros da ESF, 4 enfermeiros, 5 odontologistas da ESF, 7 odontólogos (cirurgião dentista), 1 assistente social, 2 psicólogos, 7 farmacêuticos/bioquímicos, 1 fonoaudiólogo, 1 médico veterinário, 3 técnicos de enfermagem, 21 auxiliares de enfermagem, 3 fiscais sanitários, 9 auxiliares de saúde bucal, 9 agentes de controle de endemias, 17 agentes administrativos, 11 serventes, 15 motoristas, 51 agentes comunitários de saúde, 7 estagiários, totalizando 210 funcionários, distribuídos em seis Unidades de Saúde (SMS, Minete, Vila da Mata, Vargem Grande, Caxixe e São João de Viçosa). A maior parte da equipe é efetiva ou foi contratada via processo seletivo.

Os serviços prestados são:

• Vacinas em todas as Unidades de Saúde (antes era concentrado em apenas uma);
  • Grupos de: tabagismo, gestantes, diabéticos, hipertensos e obesidade;
  • Consultas médicas;
  • Consulta de enfermagem;
  • Dispensação de medicações (em todas as unidades com exceção da Vila da Mata);
  • Controle de endemias: barata, rato, borrachudo, dengue, chagas, febre amarela e outros (retomado);
  • Inspeção e orientação sanitária;
  • Saúde mental (implantado);
  • Convênio com o Hospital Padre Máximo e APAE;
  • Visitas domiciliares com Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias;
  • Transporte Sanitário;
  • Vigiágua (trabalho feito nas nascentes e poços artesianos);
  • Atendimento odontológico;
  • Atendimento com nutricionista;
  • Atendimento com fisioterapia;
  • Atendimento com fonoaudiólogos;
  • Atendimento com psicólogos;
  • Visita domiciliar com equipe de ESF;
  • Atendimento médico especializado;
  • Exames laboratoriais;
  • Convênios para realização de exames especializados.

O Secretário destacou o trabalho feito em campo em relação à dengue na identificação dos focos o que resultou numa queda do número de pessoas confirmadas com a doença, mostrando que a prevenção é o melhor remédio para a saúde pública.

Tadeu informou que o orçamento de 2017 foi de R$ 17.611.910,00 sendo um total de 27,33% da receita própria aplicada em Saúde, conforme a LC 141/2012.

Os investimentos realizados foram:

• Aquisição de três veículos para a Secretaria de Saúde;
  • Reformas das Unidades de Saúde de São João e Caxixe;
  • Investimento por Indicação Parlamentar de R$ 2.190.000,00
  • Em processo de licitação: um ônibus de 21 lugares e ar condicionado;
  • Aguardando a aprovação: duas ambulâncias, dois veículos de passeio, uma van de 21 lugares e equipamentos para a melhoria das UBS.

Para mais informações e números detalhados, basta acessar o vídeo da 14ª Sessão Ordinária na página da Câmara no Facebook ou YouTube.