Câmara realiza Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de Venda Nova

Evento contou com presenças ilustres e muita emoção.

22 de maio de 2018 às 00h00.

A Sessão Solene foi realizada no dia 10 de maio para comemorar o aniversário de 30 anos de Emancipação de Venda Nova do Imigrante e prestar homenagens a quem contribuiu de alguma forma com o Município ao longo desse tempo.

Dentre os que compareceram, foram convidados para fazer a composição da Mesa: o Vice-Prefeito João Paulo Schettino Mineti, Deputado Federal Evair Vieira de Melo, Deputado Federal Paulo Foletto, Padre Luiz José Vidal, Pastor Zaqueu Cabral da Silva, Juiz de Direito da Cidade de Manhuaçu Dr. Vinicius Dias Paes Ristori, Ex-prefeito José Onofre Pereira, Ex-vice-prefeito Orlando Filetti e a Jornalista Lilia Gonçalves.

Mesa Diretora e autoridades convidadas

Uma parcela de contribuição para o aniversário de Emancipação é homenagear as pessoas que se destacaram no desenvolvimento de Venda Nova. Todos os cidadãos vendanovenses, nascidos ou não aqui, merecem ser homenageados, então a Câmara espera que todos se sintam assim. Os quatro que receberam as condecorações foram:

• Dra. Adriana Dias Paes Ristori Cotta, Promotora de Justiça, que recebeu a “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”, por todo serviço prestado ao Município. Dra. Adriana fez o uso da palavra e afirmou que “não tem sido fácil ser Promotora de Justiça em Venda Nova, mas adoro desafios”. Para a Promotora, a Comenda não veio tarde, mas sim veio dar fôlego para cumprir o restante da sua missão com mais ardor, dedicação e retidão. É uma sinalização que vale a pena lutar pela justiça mesmo que seja de forma solitária. De acordo com ela, a sua missão é defender a população, a Constituição Federal e a correta aplicação das leis, dizer não a corrupção, promover a justiça e acreditar numa força maior. Dra. Adriana agradeceu a sua família, amigos, equipe de trabalho, Deus e Nossa Senhora das Graças por sempre estarem ao seu lado.

Dra. Adriana Dias Paes Ristori Cotta, Promotora de Justiça, recebe a “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”

• AFEPOL, representada por Camilo Meneguetti, presidente da Associação, recebeu a “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman” por seu serviço voluntário prestado à cidade. Camilo agradeceu em nome da AFEPOL e dos 1.300 voluntários que se dedicam de corpo e alma, além de muito empenho. E seu agradecimento foi para os voluntários, por serem quem faz a festa acontecer e ter a possibilidade de ajudar a tantas instituições.

AFEPOL, representada por Camilo Meneguetti, presidente da Associação, recebe a “Comenda do Imigrante Padre Cleto Caliman”.

• Lucas Louzada Pereira, professor do IFES, foi homenageado com a “Medalha do Mérito Municipal de Venda Nova do Imigrante-ES” por seu serviço na educação e por trazer a teoria para a prática, auxiliando na vida do produtor rural. Lucas agradeceu aos pais por todo carinho e dedicação que permitiram que ele chegasse onde chegou. Para o professor, o IFES é a mola de progresso e inovação e fez um pedido aos governantes, que entendam que educação não é gasto, mas sim, investimento para um futuro melhor. O conhecimento pode ser a base da felicidade da nação e deve ser respeitado pois se ele está onde está foi graças a educação. Para Lucas, ser professor é atuar na comunidade de forma direta para contribuir com a formação do cidadão.

Lucas Louzada Pereira, professor do IFES, recebe homenagem “Medalha do Mérito Municipal de Venda Nova do Imigrante-ES”

• Renato Gratieri, recebeu a “Homenagem Póstuma” e foi representado pela sua mãe, Sra. Ilda Simone e seu irmão. Renato foi presença muito importante para a comunidade por toda a sua dedicação e trabalho voluntário.

Sra. Ilda Simone Gratieiri representa seu filho, Renato Gratieiri.

Alguns dos convidados utilizaram a Tribuna para dar os parabéns à Venda Nova e à sua população. O Deputado Federal Paulo Foletto parabenizou pelo espírito do voluntariado tão marcante em nossa comunidade. Para o Deputado, Venda Nova é um exemplo para todo o país e deve ser copiado, sendo um modelo de organização social. Em suas palavras, “É a capital brasileira do Agroturismo e fazem disso uma virtude incomparável (...) povo que supera o seu governo”.

O Deputado Federal Evair de Melo afirmou que é um orgulho estar aqui nesse momento e que a nossa obrigação é de honrar a nossa história e dos nossos antepassados que saíram da Itália, com apenas a coragem, preservar a tradição e a cultura do nosso povo.

O vice-prefeito, João Paulo Schettino Mineti declarou que Venda Nova é essa potência que é graças ao voluntariado. Para Paulinho, o povo da nossa cidade é diferente e que cobra muito, um povo que faz a diferença e é muito trabalhador.

No final da Sessão, foi passado o vídeo homenageando os 30 anos de Venda Nova com um histórico da caminhada do Munícipio, desde 1936 quando era distrito de Conceição, passando por todas as Gestões, até o dia de hoje.

Foram os primeiros 30 anos da história da nossa Cidade e que, com a população que Venda Nova possui, com certeza, teremos um futuro ainda mais próspero e de muito orgulho para quem escolheu a região para chamar de lar.