Ficou mais fácil doar sangue em Venda Nova

A partir de agora, doadores terão transporte até o Hemoes.

14 de junho de 2018 às 00h00.

Doar sangue é um ato de amor e solidariedade. Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. E, a partir de hoje, a população de Venda Nova poderá fazer a sua parte doando sangue que auxiliará, de maneira sem igual, os pacientes do Hospital Padre Máximo, pois, graças a uma parceria entre os Poderes Executivo, Legislativo e o HPM, de quinze em quinze dias, aos sábados, um veículo levará os doadores para realizar a doação de sangue.

Quem quiser doar, basta procurar o Hospital Padre Máximo. Será feita uma triagem antes da partida pois alguns requisitos são necessários para poder doar sangue.

Para doar é necessário:

• Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Não estar em jejum, evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Recomendações para o dia da doação:

• Nunca vá doar sangue em jejum;
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação;
  • Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evite fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evite alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
  • As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, sobem em andaimes e praticam paraquedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação.

Intervalos para doação:

• Homens: 60 dias (até 4 doações por ano);
  • Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)

Quem não pode doar?

• Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas;
  • Usuários de drogas;
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.

Venda Nova é uma cidade conhecida por seu espírito voluntário e agora tem mais uma chance de provar a solidariedade do seu povo. Os pacientes do Hospital precisam da sua ajuda! Doar sangue é doar vida! Faça a sua parte!

Fonte: Blog Saúde – Governo Federal