Presidente da República libera saque de PIS/PASEP

Serão liberadas cotas aos trabalhadores para injetar mais dinheiro na economia.

14 de junho de 2018 às 00h00.

O Presidente Michel Temer sancionou uma Lei e assinou um Decreto na quarta-feira, dia 13 de junho, que garante a ampliação dos saques do fundo PIS-PASEP, estendendo o benefício para cotistas de todas as idades que trabalharam entre 1971 e 1988. Atualmente, a retirada é possível somente em caso de aposentadoria ou a partir dos 60 anos.

O objetivo ao liberar as cotas, que são resultado dos créditos depositados pelo empregador no fundo PIS-PASEP entre 1971 e 04 de outubro de 1988, é injetar cerca de R$ 34,6 bilhões na economia, visto que é estimado que 25,3 milhões de pessoas recebam as cotas.

Com a sanção da Lei, o ministério do Planejamento deverá anunciar um cronograma de saques, ainda que restrito, como ocorreu com o saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os beneficiários poderão retirar o dinheiro nas agências da Caixa Econômica (trabalhadores da iniciativa privada) e do Banco do Brasil (servidores). Quem já possui contas nesses bancos poderá receber o crédito diretamente. Além disso, os herdeiros dos cotistas também poderão receber a cota do assegurado.

Como saber se tem direito?

A consulta para os trabalhadores da iniciativa privada pode ser feita através do site da Caixa. Os servidores públicos, podem fazer a consulta neste link: http://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/setor-publico/governo-federal/gestao/gestao-de-recursos/pagamento-de-ordens-bancarias,-salarios-e-beneficios/pasep#/ ou nos terminais de autoatendimento.

Fonte: InfoMoney