Semana nacional da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Presidente e mãe de aluno da APAE utilizaram a Tribuna Livre para falar sobre a importância da Semana para toda a sociedade.

27 de agosto de 2018 às 00h00.

Na Vigésima Nona Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada na última terça (21), a Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Maria de Lourdes Fiorido e Elaine Farias Spadeto, mãe de aluno da Instituição, utilizaram a Tribuna Livre para falar sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla e reiterar a importância da participação de toda a sociedade para a inclusão das pessoas que possuem alguma deficiência.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585/2017 e ocorre entre os dias 21 e 28 de agosto. O objetivo da Semana é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para a inclusão.

O Tema da Semana do ano de 2018 é "Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas", que vem para reafirmar no contexto do Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos.

Maria de Lourdes, Presidente da APAE, em sua fala, reiterou a importância da família na vida da pessoa portadora de deficiência. Além disso, também é de extrema necessidade que a sociedade escute as famílias e as pessoas com deficiência sobre o que eles realmente necessitam, para que assim as políticas públicas possam vir de encontro.

A Presidente afirmou: “Tudo para nós e nada sem nós. Precisamos dar voz e vez a essas pessoas.” As APAES auxiliam as famílias e as pessoas com deficiências por meio do seu trabalho social, e para que eles consigam ter um diálogo com toda a sociedade.

Importância da família

Família é a unidade básica de desenvolvimento e experiência da pessoa com deficiência, é ela que desempenha o papel na formação da personalidade e no desenvolvimento do indivíduo. “Só sabe quem sente. Só sabe quem tem filho”, declarou Maria de Lourdes. Por isso, dividiu a tribuna com uma mãe, Elaine.

Elaine leu a Carta que os pais e familiares dos portadores de deficiência intelectual e múltipla desenvolveram para levar as suas reinvindicações ao Poder Público. O objetivo da Carta é alcançar melhor qualidade de vida e condições para as pessoas com deficiência, além de outros pontos elencados.

A mãe ressaltou que apesar de exigir uma Lei voltada para a pessoa com deficiência, a sua execução deixa a desejar. Por causa disso, os pais e familiares listaram todas as demandas na Carta que foi entregue para o Presidente da Câmara e também será entregue ao Prefeito Municipal.

Elaine, mãe de aluno da APAE, entrega Carta com Reivindicações para o Presidente, José Luiz Pimenta de Sousa

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem uma programação e quem desejar participar e contribuir com a APAE, basta entrar em contato para receber todas as informações.

Telefone APAE Venda Nova do Imigrante:

Fonte: Apae Brasil