Escola de Venda Nova recebe prêmio por Projetos voltados para a preservação do Meio Ambiente

Escola Coopeducar recebeu o Prêmio Biguá de Sustentabilidade no dia 20 de setembro.

15 de outubro de 2018 às 00h00.

Todo o esforço dos alunos, pais, professores e equipe da Coopeducar voltados para a preservação do meio ambiente e lições de cidadania, foram merecidamente compensados com o Prêmio Biguá de Sustentabilidade da TV Gazeta Sul, no dia 20 de setembro. O reconhecimento se deu por conta do empenho da escola em oferecer aos alunos e a toda comunidade a consciência ambiental voltada para a cidadania.

Na prática, a escola ensina, de forma simples e que pode ser aplicada no dia a dia, modelos, ideias e práticas para preservar o meio ambiente.  O programa é desenvolvido por meio de palestras, visitas, caminhadas e conversas. A escola possui uma estação própria de geração de energia elétrica solar, coleta seletiva, compostagem, horta orgânica, aquaponia, ações de reflorestamento, captação e armazenamento de água da chuva, coleta de óleo usado, entre outros. Duzentos e oitenta alunos participam do projeto.  

O Prêmio Biguá é uma iniciativa da regional sul da TV Gazeta. O projeto existe desde 2012 e reconhece ações de recuperação e preservação ambiental desenvolvidas por escolas, sociedade civil, prefeituras e produtor rural. 

Projeto Semeando Ideias e Colhendo Resultados

Em um dos projetos que buscam valorizar a ação de crianças e adolescentes em prol do meio ambiente, os alunos da 2ª série do ensino médio, junto com a professora de física Marcela Nicoli e do professor de Biologia Tiago Altoé construíram, com o reaproveitamento de muitos materiais, o primeiro sistema de aquecimento hidráulico solar da escola. A proposta, além de apresentar mais um projeto relacionado à sustentabilidade, busca o aproveitamento energético solar para o aquecimento de água, e será utilizado durante o processo de ensino das disciplinas de Física, Biologia e Educação Ambiental e, também, para o aquecimento da água utilizada na pia da cantina da Escola. 

Vale lembrar que a escola já tem uma estação de produção de energia elétrica através do sistema de placas fotovoltaicas e todo consumo elétrico é proveniente da energia produzida por esta usina, através da luz solar. Os projetos continuam e a escola segue avançando na temática ambiental.

A Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante parabeniza a todos os envolvidos no Projeto. É de extrema importância que cidadania e meio ambiente sejam estimulados desde a mais tenra idade para que nosso Município seja um exemplo de desenvolvimento sustentável.

 

Fonte: Rádio FMZ

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.