Câmara empossa suplente segunda-feira

Na sessão da última terça-feira, o presidente marcou uma sessão extraordinária para posse de Ismael Faitanin

02 de abril de 2008 às 00h00.

Antes de começar a sessão da última terça-feira, a Mesa Diretora da Câmara Municipal recebeu correspondência do juiz eleitoral da 40ª Zona, Valeriano Bolzan, que orientava sobre quem deveria ser o suplente da vaga deixada por Isael Bergamim. Baseado nas orientações da Justiça, a Procuradoria entendeu ser Ismael Faitanin- PPS o sucessor legal.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, explicou em linhas gerais o processo por que passou Isael, as decisões do Tribunal Regional Eleitoral  e a postura legal da Câmara. Ao final, ele anunciou para segunda-feira, às 10 horas, a sessão extraordinária que dará posse a Faitanin.

Segunda-feira, o presidente solicitou ao juiz eleitoral Valeriano Bolzan uma orientação sobre quem seria o suplente. De acordo com Grillo, esta informação foi essencial tendo em vista que alguns dos primeiros suplentes da lista da coligação que elegeu o vereador cassado também trocaram de partido.

No final da semana passada, a Mesa Diretora recebeu uma notificação oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, comunicando ter julgado procedente o pedido de perda do cargo eletivo do vereador Isael Bergamim. Até então, as informações que chegaram até à Câmara foram extra-oficiais.

O prazo de dez dias para a Câmara empossar o suplente vence no sábado, como este não é dia útil, o presidente marcou a posse para manhã de segunda-feira, depois da reunião das comissões permanentes.

Migração

O vereador e vice-presidente da Câmara teve decretada a perda do mandato por infidelidade partidária no primeiro julgamento no Estado. O parlamentar deixou o PPS e migrou para o PMDB depois da data estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral para a mudança, 27 de março de 2007.

Suplente

Na ocasião do julgamento, a imprensa divulgou a dúvida dentro do próprio TRE, dizendo que o juiz relator, Flávio Cheim Jorge, teve uma grande surpresa quando descobriu que não havia consenso sobre quem teria direito a herdar a vaga.

Bergamim foi eleito pela coligação dos partidos PSDB e PPS, sendo filiado da segunda legenda. O primeiro suplente da coligação é Márcio Fiorese- que era PSDB e agora é PSB. Em seguida, vem Everaldo Avanci, que apesar de ser da coligação, é filiado ao PSDB. As duas condições devem inviabilizar ambos assumirem a vaga de suplente.

Já o terceiro suplente, Lúcio Côco, foi eleito pelo PPS, mas migrou para o PSB, também depois do prazo, o que o deixa nas mesmas condições do vereador cassado. O quarto suplente da coligação do partido é Antônio Ismael Faitanin, o Telem, eleito pelo PPS, onde permanece, o que o torna o mais provável ocupante da vaga até dezembro de 2008.