Ônibus do Hemoes virá a Venda Nova para realização de cadastro de doadores de medula óssea

A população de Venda Nova é conhecida pela sua solidariedade e espírito voluntário e, agora, todos terão a oportunidade de ajudar a salvar o pequeno Rafael Belisário da Silva. Muitos já acompanham a sua história através das mídias sociais e sabem que ele precisa de um transplante de medula óssea. Como nem todos podem ir fazer o cadastro e verificar a compatibilidade no Hemoes, o ônibus da instituição virá até Venda Nova, no dia 20 de novembro, das 7h até às 15h.

Conheça a história do Rafael

A criança, que tem 1 ano e 4 meses, é moradora da Vila Betânia e sofre de uma doença rara, chamada aplasia medular, que altera o funcionamento da medula, a responsável pela produção de sangue. Quando essa produção é comprometida, há alterações e baixas de hemácias, plaquetas e leucócitos.   A chance de cura de Rafael passa pelo transplante de medula.

O que fazer para ajudar o Rafael?

Para ajudar o Rafael é muito simples, fácil e rápido. Basta ir no dia 20, entre 7h até às 15h, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Polentão, onde estará o ônibus do Hemoes realizando o cadastro.

Para fazer o cadastro, é necessário ter entre 18 e 55 anos e portar um documento de identificação com foto. Será colhida uma pequena amostra de sangue, em torno de 5 ml, para fazer o exame de histocompatibilidade (HLA), que identificará a característica genética do doador.

É importante ressaltar que a pessoa deve ter um bom estado de saúde e sem doenças infecciosas ou incapacitantes. Será preenchida uma ficha com informações pessoais e assinado um termo de consentimento livre e esclarecido.

As informações genéticas, bem como os dados cadastrais, serão enviadas para o cadastro do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). A partir de então, as informações passam a ser constantemente cruzadas com as de quem precisa de transplante. O voluntário recebe uma carteira de doador, com selo do Redome.

Apesar de existir esse banco nacional de doadores, não é tão simples encontrar alguém que seja compatível. Em média, a compatibilidade entre as células do doador e do receptor é de uma para cada cem mil.

O doador só é acionado quando aparecer um paciente com a medula compatível. Por isso, é importante que alterações de telefone e endereço estejam atualizadas no cadastro do Redome. Em caso de compatibilidade, novos testes são feitos. Após os exames, se confirmada a compatibilidade, uma nova consulta é realizada ao doador para certificar se o mesmo realmente deseja fazer a doação.

O Rafael pode ter uma vida inteira ainda pela frente se fizermos a nossa parte e ajudar a encontrar um doador compatível. Seja solidário. O processo de cadastro é rápido e simples. Doar medula é salvar vidas.

Onde doar: Centro de Eventos Padre Cleto Caliman – Polentão

Quando doar: dia 20/11.

Horário: das 7h até às 15h.

Levar: documento de identidade com foto.

Com informações da Rádio FMZ.

Data de Publicação: quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Horário de Funcionamento: