Canudos plásticos estão proibidos em todo o Espírito Santo

Os estabelecimentos só poderão comercializar e fornecer os descartáveis feitos com material biodegradável. A lei já está em vigor.

10 de dezembro de 2018 às 00h00.

Os estabelecimentos do Espírito Santo só poderão comercializar e dar aos clientes canudos descartáveis feitos com material biodegradável. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa quarta-feira (5) e já está em vigor.

A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). A justificativa da Lei é que os modelos tradicionais de canudinhos descartáveis utilizados comumente no mercado consumidor são confeccionados com plástico comum, que demoram em média 100 anos para se degradar no meio ambiente. O material nunca se decompõe, mas se quebra em micropartículas que poluem o lençol freático ou viram uma sopa plástica, desequilibrando toda a cadeia alimentar.

Punição

O texto da lei aprovada prevê a quem infringir a norma terá que pagar multa de R$ 3,6 mil a R$ 16,3 mil.