Janeiro Branco: hora de lembrar de cuidar da sua saúde mental

Objetivo da campanha é conscientizar a população da importância da saúde mental.

03 de janeiro de 2019 às 00h00.

Janeiro é o mês conhecido pelo espírito de renovação e recomeços, assim sendo, esse mês é uma página em branco, apenas esperando para ser preenchida. Pensando nisso, psicólogos de Uberlândia (MG) criaram o Janeiro Branco, para incentivar as pessoas a mudarem suas vidas e buscarem o que as faz felizes, convidando-as a entender que, assim como os anos, a vida é feita de ciclos, de forma que, com empenho, podemos encerrar aqueles que não nos fazem bem e iniciar os que nos trarão felicidade.

O motivo da escolha da cor é inspirador: é a partir do branco que toda cor pode surgir, possibilitando colorirmos nossas vidas com o tom que desejarmos. O branco é, afinal, um convite à criatividade.

Objetivo da Data

O objetivo principal do Janeiro Branco é chamar a atenção de todos para o tema da saúde mental em suas vidas.

Quando se fala em saúde mental, muitos relacionam à ausência de doenças, como depressão, ansiedade, bipolaridade etc. A Organização Mundial da Saúde – OMS, entretanto, conceitua saúde como um completo estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou demais enfermidades.

Em um relatório emitido pela entidade, diz-se que saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, consegue enfrentar as situações estressantes que são comuns nas rotinas diárias e é capaz de ter uma vida ocupacional produtiva”.

Assim, nosso equilíbrio mental pode ser afetado independentemente de doenças, por situações cotidianas que todos vivenciamos, como pressões internas e externas, conflitos de relacionamento, perdas ou desemprego, tendo reflexo inclusive na nossa saúde física e social.

Aproveite o novo ano que começa para afastar o que te faz mal e iniciar aquilo que te faz bem, afinal, nunca é tarde para mudar. Quem cuida da mente, cuida da vida!

Fonte: Centro de Valorização da Vida - CVV