Volta às aulas: de olho no preço do material escolar

As aulas voltam no próximo dia cinco e algumas preocupações começam a surgir, como a compra do material escolar. Para isso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Venda Nova realizou pesquisa de preço de alguns itens básicos utilizados pelos estudantes. O objetivo é informar os vendanovenses, principalmente os pais e responsáveis, sobre a diferença nos valores dos produtos. Confira aqui, os preços já apurados pelo Procon Venda Nova.

Todas as três papelarias da região central do Município foram pesquisadas. A relação de preços, que está disponível na íntegra, fornece os itens que mais são vendidos. Uma pequena descrição do produto, a marca, o estabelecimento que fornece, o valor e a diferença no custo para o consumidor também podem ser verificados na lista. Lá você encontra o preço de materiais como giz de cera, lápis, borracha, caderno, dentre outros.

Observar qual vendedor tem o melhor preço é essencial na hora da compra. Uma régua, por exemplo, apresenta a maior variação de preço entre as papelarias, passando dos 130%. Já uma mini pasta com papel transparente ultrapassa os 65%. Além disso, é importante ficar atento às exigências das escolas. Caso a instituição solicite além do básico, que é o material fundamental para ser utilizado pelo aluno no dia a dia, o consumidor pode buscar assistência. O Procon atende gratuitamente no térreo da Prefeitura de Venda Nova, ao lado da Agência Nosso Crédito.

De acordo com Ana Carolina Bezerra, responsável pelo Procon Venda Nova, os estabelecimentos tendem a aumentar o preço das mercadorias em algumas épocas do ano para melhorar o faturamento. “O Procon está aqui para auxiliar, orientar as lojas e atender as demandas dos moradores. Com a relação dos preços do material escolar disponibilizada, o consumidor vai poder observar onde comprar, ver as opções” conclui Ana Carolina Bezerra.

Fonte: Ascom PMVNI

Data de Publicação: quarta-feira, 23 de janeiro de 2019