Comandante do CPO Serrano faz o uso da Tribuna Livre na última Sessão Ordinária

Coronel Marcelo Correa Muniz explicou sobre atividades de segurança pública sob coordenação do CPO Serrano, no Município de Venda Nova do Imigrante

22 de fevereiro de 2019 às 00h00.

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante o Comandante do Comando de Polícia Ostensiva Serrano – CPO Serrano, Coronel Marcelo Correa Muniz, fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre atividades de segurança pública no nosso Município e região. O Coronel também respondeu aos questionamentos dos Vereadores ao final da Sessão.

Coronel Marcelo iniciou sua fala afirmando que: “Como servidores públicos, nós prestamos serviço público e o serviço público que não modifica a vida das pessoas de forma positiva não é serviço público”.

O CPO Serrano foi criado em março de 2017 e está sediado em Venda Nova por uma questão geográfica. Ele tem a função de coordenar as unidades da Polícia Militar que estão nos 18 Municípios da Região Serrana.

O Comandante informou alguns dados dos resultados operacionais de 2018 dos 18 municípios atendidos:

• 121.120 pessoas abordadas;
  • 72.150 veículos vistoriados;
  • 7.372 cercos táticos, ou seja, quando a viatura permanece por um determinado período em um determinado local, realizando prevenção;
  • 33.510 ações preventivas diversas, como: visitas a colégios e a mulheres vítimas de violência doméstica;
  • 378 veículos roubados foram recuperados;
  • 297 armas de fogo ilegais foram apreendidas;
  • 48.614 unidades de consumo de drogas diversas apreendidas;
  • 3.235 detenções.

Esses são dados importantes que refletem a busca das unidades e policiais pela tranquilidade da região.

Para o ano de 2019 foram planejadas várias medidas para que a região possa, cada vez mais, ter a presença e a visibilidade do policiamento ostensivo, com o objetivo de transmitir tranquilidade e segurança para os munícipes e atuar na ocorrência de crimes, no fortalecimento do patrulhamento rural, aliando essa presença policial com tecnologia, formação e treinamento dos policiais.

Além disso, em relação às drogas, já existe o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd que continuará sendo importante, buscando ensinar e educar as nossas crianças e jovens para não adentrarem no mundo das drogas, um vetor de outros tipos de criminalidade e que afeta, primeiramente, as famílias.

O Coronel Marcelo destacou: “Nosso bem maior é a vida humana e ela precisa ser preservada. E, mesmo que a nossa região tenha a menor taxa de homicídio de todo o Estado, em torno de 16, 17 por 100 mil habitantes, isso não me satisfaz como Comandante e nem aos nossos policiais, não podemos admitir a violência letal ou que pode gerar. (...) Nossa região é uma região de pessoas trabalhadoras, que produzem e que alavancam a economia do Estado. Pessoas que se orgulham de viver e trabalhar aonde vivem”. E completou: “Não comemoro queda no número de homicídios porque o ideal é não morrer ninguém e trabalhamos para isso”.

Projetos para o novo ano

O Coronel destacou que, em 2019, o CPO Serrano irá atuar firmemente contra a violência doméstica, na proteção integral da criança e adolescente e sempre fomentar nas famílias um ambiente de paz e tranquilidade.

Também será realizada a “Operação Inverno” que terá início em maio e terminará em janeiro do ano que vem, pois no inverno tem a alta temporada do agroturismo e vai até janeiro por causa das festas importantes realizadas nesse período, como a Festa do Tomate e a Sommerfest, além das pessoas que preferem passar as férias na região montanhosa e trazem recursos para cá.

Outra operação a ser realizada é a “Operação Safra” que cuidará, no período de maior safra de café, da prevenção, visto que é um momento que traz mão de obra sazonal e precisa de atenção para que a região não seja afetada.

O Coronel agradeceu a oportunidade e afirmou ser uma honra e satisfação estar na Casa do Povo, porque acredita no Estado Democrático de Direito e na Democracia. E finalizou: “O novo slogan da Polícia Militar do Espírito Santo é: ‘Policial Militar do Espírito Santo - herói protetor da sociedade’, é isso que somos e o que nos orgulhamos de fazer e que vamos continuar fazendo”. Ele ainda fez um apelo à sociedade: “Polícia só prende criminoso, os policias são seus amigos, quando ver um policial na rua, o cumprimente e parabenize pelo seu serviço. A Polícia Militar é patrimônio do povo capixaba e meu Gabinete está à disposição de todos os munícipes”.

Foto Pepê