Comandante do CPO Serrano faz o uso da Tribuna Livre na última Sessão Ordinária

Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante o Comandante do Comando de Polícia Ostensiva Serrano – CPO Serrano, Coronel Marcelo Correa Muniz, fez o uso da Tribuna Livre para falar sobre atividades de segurança pública no nosso Município e região. O Coronel também respondeu aos questionamentos dos Vereadores ao final da Sessão.

Coronel Marcelo iniciou sua fala afirmando que: “Como servidores públicos, nós prestamos serviço público e o serviço público que não modifica a vida das pessoas de forma positiva não é serviço público”.

O CPO Serrano foi criado em março de 2017 e está sediado em Venda Nova por uma questão geográfica. Ele tem a função de coordenar as unidades da Polícia Militar que estão nos 18 Municípios da Região Serrana.

O Comandante informou alguns dados dos resultados operacionais de 2018 dos 18 municípios atendidos:

• 121.120 pessoas abordadas;
  • 72.150 veículos vistoriados;
  • 7.372 cercos táticos, ou seja, quando a viatura permanece por um determinado período em um determinado local, realizando prevenção;
  • 33.510 ações preventivas diversas, como: visitas a colégios e a mulheres vítimas de violência doméstica;
  • 378 veículos roubados foram recuperados;
  • 297 armas de fogo ilegais foram apreendidas;
  • 48.614 unidades de consumo de drogas diversas apreendidas;
  • 3.235 detenções.

Esses são dados importantes que refletem a busca das unidades e policiais pela tranquilidade da região.

Para o ano de 2019 foram planejadas várias medidas para que a região possa, cada vez mais, ter a presença e a visibilidade do policiamento ostensivo, com o objetivo de transmitir tranquilidade e segurança para os munícipes e atuar na ocorrência de crimes, no fortalecimento do patrulhamento rural, aliando essa presença policial com tecnologia, formação e treinamento dos policiais.

Além disso, em relação às drogas, já existe o Programa Educacional de Resistência às Drogas - Proerd que continuará sendo importante, buscando ensinar e educar as nossas crianças e jovens para não adentrarem no mundo das drogas, um vetor de outros tipos de criminalidade e que afeta, primeiramente, as famílias.

O Coronel Marcelo destacou: “Nosso bem maior é a vida humana e ela precisa ser preservada. E, mesmo que a nossa região tenha a menor taxa de homicídio de todo o Estado, em torno de 16, 17 por 100 mil habitantes, isso não me satisfaz como Comandante e nem aos nossos policiais, não podemos admitir a violência letal ou que pode gerar. (...) Nossa região é uma região de pessoas trabalhadoras, que produzem e que alavancam a economia do Estado. Pessoas que se orgulham de viver e trabalhar aonde vivem”. E completou: “Não comemoro queda no número de homicídios porque o ideal é não morrer ninguém e trabalhamos para isso”.

Projetos para o novo ano

O Coronel destacou que, em 2019, o CPO Serrano irá atuar firmemente contra a violência doméstica, na proteção integral da criança e adolescente e sempre fomentar nas famílias um ambiente de paz e tranquilidade.

Também será realizada a “Operação Inverno” que terá início em maio e terminará em janeiro do ano que vem, pois no inverno tem a alta temporada do agroturismo e vai até janeiro por causa das festas importantes realizadas nesse período, como a Festa do Tomate e a Sommerfest, além das pessoas que preferem passar as férias na região montanhosa e trazem recursos para cá.

Outra operação a ser realizada é a “Operação Safra” que cuidará, no período de maior safra de café, da prevenção, visto que é um momento que traz mão de obra sazonal e precisa de atenção para que a região não seja afetada.

O Coronel agradeceu a oportunidade e afirmou ser uma honra e satisfação estar na Casa do Povo, porque acredita no Estado Democrático de Direito e na Democracia. E finalizou: “O novo slogan da Polícia Militar do Espírito Santo é: ‘Policial Militar do Espírito Santo - herói protetor da sociedade’, é isso que somos e o que nos orgulhamos de fazer e que vamos continuar fazendo”. Ele ainda fez um apelo à sociedade: “Polícia só prende criminoso, os policias são seus amigos, quando ver um policial na rua, o cumprimente e parabenize pelo seu serviço. A Polícia Militar é patrimônio do povo capixaba e meu Gabinete está à disposição de todos os munícipes”.

Foto Pepê

Data de Publicação: sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019