Dia Internacional da Síndrome de Down

O objetivo da data é lembrar a necessidade da inclusão e bem-estar das pessoas com Down na sociedade.

21 de março de 2019 às 00h00.

O Dia Internacional da Síndrome de Down tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da luta por direitos igualitários, o bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade, além do combate ao preconceito causado pela falta de informação.

A Síndrome de Down não é uma doença é, na verdade, uma alteração genética caracterizada pela presença de um cromossomo extra nas células de um indivíduo. Essa condição causa problemas no desenvolvimento corporal e cognitivo, promovendo características físicas típicas e deficiência intelectual em diferentes graus.

As pessoas que possuem Síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Quem é portador pode estudar e trabalhar, pode desenvolver as suas capacidades pessoais, ler e escrever, amar e sentir, e cada uma tem sua própria personalidade e sonhos.

Origem do dia

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado no dia 21 de março porque faz alusão aos três cromossomos no par número 21, característico das pessoas que são portadoras da Síndrome.  A data consta no calendário oficial da Organizações das Nações Unidas – ONU, sendo comemorada pelos 193 países-membros e foi criada pela Down Syndrome Internacional.

A APAE de Venda Nova do Imigrante

De acordo com a APAE, de Venda Nova do Imigrante: “As crianças com síndrome de Down possuem um grande potencial a ser desenvolvido. Elas precisam, contudo, de mais tempo e estímulo da família e de especialistas para adquirir e aprimorar suas habilidades. Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida pode ser determinante para a aquisição de capacidades em diversos aspectos, como desenvolvimento motor, comunicação e cognição.

Estimular é ensinar, motivar, aproveitar objetos e situações e transformando-os em conhecimento e aprendizagem. É levar a criança, através da brincadeira, a aprender sempre mais. Pode parecer complicado, mas não é: basta acreditar que o bebê vai aprender e ter vontade de ensinar. A ajuda de profissionais como fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais é fundamental nesta etapa, pois eles vão analisar em que áreas a criança pode estar passando por dificuldades para criar um programa de apoio.”

Como colaborar com a APAE – VNI?

  • Sendo sócio contribuinte – Débito em conta corrente – Procurar a secretaria ou formulário nos bancos.
  • Sendo um voluntário nos eventos em que a APAE participa – entrar em contato com a secretaria para fazer seu cadastro.
  • Apadrinhando uma criança na festa de encerramento do ano – dar o nome na secretaria da APAE.
  • Fazer doações de gêneros alimentícios, produtos de limpeza, fraldas descartáveis, entre outros.

Contatos da APAE: (28) 3546-1355 ou (28) 99886-2901

e-mail: [email protected]

 

 

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.