Por Dentro da Câmara – Oitava Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe!

27 de março de 2019 às 00h00.

Na oitava Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada no dia 19 de março, foi aprovado, em segunda votação, o Projeto Substitutivo de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, ao Projeto de Lei nº 007/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a produção e comercialização dos queijos artesanais em nossa cidade. O PL segue agora para a sanção do Prefeito, Braz Delpupo. Após a votação, tivemos a Explicação Pessoal, na qual os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Projeto regulariza produção e comercialização de queijos

O Projeto de Lei nº 007/2018 visa resgatar a tradição das famílias imigrantes através da adaptação da receita de origem passada de geração a geração e, também, instituir uma legislação específica para caracterizar o queijo artesanal produzido em Venda Nova, estabelecer os requisitos para a sua elaboração e autorizar a sua comercialização em todo o município. Saiba mais clicando aqui.

Explicação Pessoal

Durante a Explicação Pessoal, os Vereadores lembraram da importância da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova – Ascaveni. Ela é fundamental para a coleta seletiva em nosso Município e que precisa do apoio de todos para continuar desenvolvendo o seu trabalho.

Outra associação muito importante para a nossa cidade é a da Feira Livre, que completa 10 anos em 2019. A Feira já se tornou um patrimônio cultural, turístico e agrícola de Venda Nova.

Os Edis também levantaram a questão da segurança nas escolas e irão marcar uma reunião com o Secretário de Educação, Fábio Altoé, para discutirem as melhores alternativas.

Semana passada foi realizada mais uma reunião com membros da Prefeitura para discutir o Projeto do Plano Diretor Municipal – PDM. Os Vereadores estão se dedicando e procurando entender o máximo do Projeto para que seja o melhor para o futuro e desenvolvimento de Venda Nova.

Outro ponto importante abordado na Sessão foi sobre a Leptospirose. Ela é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores (zoonose), principalmente por ocasião das enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães também podem adoecer e, eventualmente, transmitir a leptospirose ao homem). Saiba mais aqui.

Para finalizar, o Senac abriu edital para inscrição em vários cursos gratuitos com início no segundo trimestre de 2019. Para mais informações, confira o edital clicando aqui.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público e transmitidas para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!