Dia Mundial do Combate ao Câncer

O objetivo da data é conscientizar a população sobre a 2ª doença que mais mata em todo o mundo.

09 de abril de 2019 às 00h00.

Ontem foi o Dia Mundial do Combate ao Câncer. O objetivo da data é conscientizar à sociedade e as autoridades políticas sobre uma das doenças mais mortais existentes, o câncer, também conhecido como neoplasia.

O que é o Câncer?

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que possuem em comum o crescimento desordenado das células, que invadem tecidos e órgãos. Essas células tendem a ser agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.

De acordo com o INCA, de todos os casos de câncer, 80% a 90% estão associados a fatores ambientais. Como, por exemplo, quem fuma ter maior tendência a ter câncer de pulmão ou exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele. Alguns hábitos ou estilos de vida que podem determinar diferentes tipos de câncer:

• Tabagismo;
  • Hábitos alimentares;
  • Alcoolismo;
  • Hábitos sexuais;
  • Medicamentos;
  • Fatores ocupacionais;
  • Radiação solar.

Apenas alguns casos raros de câncer que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos.

Como surge o Câncer?

O câncer surge quando uma célula normal sofre alterações no DNA dos genes, ou seja, uma mutação genética. As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. Em muitos casos, é necessário combinar mais de uma modalidade.

Tipos de Câncer

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que os outros. Entre os mais afetados estão pulmão, mama, colo do útero, próstata, cólon e reto (intestino grosso), pele, estômago, esôfago, medula óssea (leucemias) e cavidade oral (boca). Cada órgão, por sua vez, pode ser afetado por tipos diferenciados de tumor, menos ou mais agressivos.

Prevenir é o melhor remédio

Existe duas formas de prevenção:

• A primária - que tem como objetivo impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui desenvolver hábitos de vida saudáveis e evitar exposição a substâncias causadoras de câncer.
  • A secundária - que tem como objetivo detectar e tratar doenças pré-malignas.

Algumas dicas de prevenção:

• Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.
  • Alimentação saudável protege contra o câncer, ela deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde.
  • Mantenha o peso corporal adequado.
  • Pratique atividades físicas regularmente.
  • Amamente! O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos.
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
  • Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos.

Fonte: Instituto Nacional de Câncer – INCA