Vereadores se reúnem com Setor de Obras

Explicações esclarecem origem dos problemas na obra de calçamento da avenida Beira Rio

07 de abril de 2008 às 00h00.

Os vereadores que questionaram os problemas que já surgiram na obra de calçamento da avenida Pedro Minete, a popular Beira Rio, consideraram claras as explicações do Setor de Obras da Prefeitura. Onéscimo Falqueto, o Neschim, secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, o engenheiro civil Maciel Casagrande e o encarregado de serviços urbanos Sergio Antônio Vieira compareceram nesta manhã na reunião das comissões.

A convocação partiu da Mesa Diretora atendendo aos pedidos de Valdir Dias- PMDB, Eunice Caliman- PV e Luiz Brambila- PMDB, na sessão de terça-feira da semana passada.  Diante da preocupação apresentada pelos vereadores com a qualidade da obra, ele garantiu a reunião e ainda disse que houve vários aterros e o movimento já é intenso no local, mas que os acertos deverão ser feitos.

Tanto o calçamento da via quanto o calçadão sofreram avarias, sendo que em alguns pontos, as encostas desabaram. Os três vereadores foram à tribuna falar do problema.

FOTOINTERNA1

Explicações

O trecho da avenida que apresentou problemas carece de um projeto de compactação maior. Devido ao sistema de rede distribuidora de água e o sistema coletor de esgoto estarem muito na superfície, uma obra com maior segurança seria quase inviável e demandaria mais tempo e recursos.

Couberam ao setor algumas opções: fazer a obra com o atual nível de compactação e correr o risco de problemas como os apresentados; refazer toda a galeria e atrasar o calçamento em pelo menos mais um ano ou levantar a avenida e deixá-la as atuais casas abaixo do nível da via.

Diante da solicitação dos moradores, que pediam urgência na obra devido ao sofrimento com o barro e a poeira, a Secretaria de Obras optou pela primeira alternativa. Desta forma, aproveitam a compactação "natural", que aconteceu ao longo dos anos de uso da via.

Os técnicos acreditam que com o tempo, a situação se acomoda- assim como aconteceu nas vias de acesso à avenida- e os trechos já acertados não voltem a apresentar problemas.

Quanto às encostas, uma obra de contenção demandaria liberação dos órgãos ambientais, o que também deixaria a execução do projeto sem previsão de data. Da forma como está, a formação de cobertura vegetal vai se encarregar de fazer a proteção natural.