Venda Nova conhece proposta de expansão do Samu 192

Governador e secretário de Estado da Saúde visitaram as obras da Fundação Máximo Zandonade e apresentaram proposta de expansão na região

18 de abril de 2008 às 00h00.

Paulo Hartung- PMDB propôs parcerias a 16 municípios para expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência- o Samu 192 na Região Serrana. Ele esteve em Venda Nova na última quarta-feira, 15, com o secretário Anselmo Tozi e o vice Ricardo Ferraço. Prefeitos, vereadores, secretários Municipais de Saúde, diretores de hospitais, profissionais da área e lideranças participaram da reunião.

FOTOINTERNA1

O secretário Anselmo Tozi esclareceu que o Samu 192 vai além do transporte de doentes. Envolve regulação médica, por meio de telemedicina, e segue um protocolo que classifica o nível de urgência. Ele destacou que a intenção é melhorar o atendimento de urgência emergência nessa região. "É um serviço com equipes muito bem preparadas para atender casos graves, oferecendo suporte adequado e levar o paciente com segurança ao serviço de saúde".

FOTOINTERNA2

O objetivo é realizar atendimento pré-hospitalar móvel em quadros urgentes de natureza clínica, traumática, psiquiátrica, pediátrica e gineco-obstétrico. Além disso, organizar o fluxo de pacientes nas urgências, desde a atenção básica à alta complexidade, diminuir o tempo de permanência hospitalar e reduzir seqüelas e mortalidade.

Contrapartida

O custo mensal de manutenção do projeto é de R$ 304.204,00. O Ministério da Saúde bancará R$ 117.500,00, que corresponde a 40%, e o Estado e municípios o restante, o que corresponde a uma parcela de R$ 93.352,00 cada. Os 30% que cabem aos municípios serão divididos proporcionalmente ao número de habitantes. Neste contexto, Venda Nova contribuirá com R$ 5.858,00 mensais. Afonso Cláudio participaria com R$ 10.134,00, Brejetuba com R$ 3.936,00 e Conceição do Castelo com R$ 3.440,00.

FOTOINTERNA3

Para Braz Delpupo- DEM, prefeito de Venda Nova, o serviço é mais uma inovação no atendimento ao usuário. No entanto, a preocupação dele é com o cumprimento do repasse de cada município. Caso o Samu seja implantado, ele sugere uma lei unificada que garanta o repasse e, se possível, seja estudado um dispositivo de desconto na fonte.

Para o presidente da Câmara, ainda há muito o que ser discutido. "Precisamos reunir todos os seguimentos envolvidos com a saúde de Venda Nova para fazer um estudo de viabilidade. O município fica numa região convergente, é atravessado por duas rodovias e tem um hospital de qualidade. Todos estes fatores já contribuem para um alto fluxo no Hospital Padre Máximo, que é basicamente mantido pelo município", ponderou.

A preocupação com o aumento da demanda nos hospitais filantrópicos ficou evidente entre várias lideranças regionais. Para o prefeito de Santa Leopoldina, por exemplo, serão necessários investimentos e recursos que garantam o bom funcionamento das unidades.

Obra do Centro Cultural

Governador visita obra que tem à frente a Fundação Máximo Zandonade

Com recursos oriundos dos governos federal e estadual e da Prefeitura, já começaram as obras do Centro Cultural e Turístico no terreno da Fundação Máximo Zandonade- FMZ, próximo da Igreja de Santa Teresinha, na Vila Betânea. Na última quarta-feira, o governador Paulo Hartung, o vice-governador Ricardo Ferraço e o secretário de Estado da Saúde Anselmo Tozi visitaram a obra, acompanhados do presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo, e do prefeito Braz Delpupo.

A obra orçada em R$ 1.860.000,00, conta com R$ 1 milhão do Ministério do Turismo e o restante vem da Prefeitura de Venda Nova e do Estado. A liberação dos recursos oriundos da União teve participação ativa da Câmara Municipal de Venda Nova. O presidente da Casa, o vereador Marco Grillo, fez viagens a Brasília e participou de reuniões do Ministério, apresentando o projeto e buscando aprovação do recurso.

No dia 16 de janeiro foi assinada a ordem de serviço para a obra, numa cerimônia prestigiada por lideranças estaduais, regionais e locais.  Dom Décio Zandonadi, presidente do Conselho Curador da Instituição, esteve em Venda Nova especialmente para o lançamento da obra.

O Centro Cultural e Turístico será um espaço para atividades culturais e também ponto de encontro da comunidade. Com auditório/teatro e salas de apoio, o projeto se propõe atender às diversas demandas da região, tanto religiosas, como sociais e econômicas.