Vereadores participam da Marcha dos Prefeitos

Em Brasília, nos dias 15,16 e 17 de abril, vendanovenses participaram de debates sobre políticas públicas

25 de abril de 2008 às 00h00.

Venda Nova foi representada na 11ª  Marcha dos Prefeitos, em Brasília. A manifestação contou com a presença de mais de 4.000 prefeitos e mais de 2.000 vereadores. Na sessão da última terça-feira, o vereador Gervásio Ambrosim- PP prestou conta da participação dele e de Valdir Dias- PMDB.

O evento começou às 10h30, do dia 15, no Blue Tree Park Hotel. Ambrosim ressalta a importância e do respeito conquistado pela marcha, citando a presença, neste dia, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva- PT, 15 ministros de Estado, grande número de deputados e senadores e ainda a presidente da Índia com uma grande comitiva.

De acordo com Gervásio, durante todo o dia 16, em sete auditórios diferentes, discutiram-se temas de alta relevância nacional como: reforma tributária, Saúde, Educação, Seguridade Social, Meio Ambiente, Direito Internacional e Segurança.

No dia 17 houve a apresentação dos relatórios dos debates do dia anterior condensados na Carta da 11ª  Marcha dos Prefeitos a Brasília. O encerramento foi às 14 horas com uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos prefeitos e municípios representados no encontro.

Desse encontro, o vereador Gervásio concluiu que falta muito para se conseguir uma prestação de serviço público leve, ágil e de qualidade. Para ele, o caminho é a educação em todos os seus significados e, o maior entrave é a burocracia, uma doença crônica do Brasil.

O ponto de partida, para o vereador é o município, o único ente federativo realmente concreto. “E o município está em nossas mãos. Cabe a cada um de nós alavancarmos, com o apoio da Confederação nacional dos Municípios- CNM.

Abertura

Na abertura falou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que fez um histórico sobre as lutas e os embates junto aos órgãos federais resultando em muitas conquistas, e fez um prenúncio das batalhas que vêm pela frente.

Arlindo Kinaglia fez um discurso moderado elogiando a todos e Garibaldi Alves Filho, , um discurso digno de ir para uma coletânea de ótimos pronunciamentos. Atacou o excesso de medidas provisórias com objetividade e competência de quem sabe o que está falando.

Lula fez também um discurso moderado, convocando os municípios para a parceria com os Estados e com a União e disse que cada ente federado precisa assumir as responsabilidades inerentes a cada um. Falou sobre a dengue, sobre as responsabilidades de cada prefeito, de cada município e de cada cidadão, sem excluir, é claro, o Governo Federal. Na parte da tarde, tratou-se do pacto federativo, quando se discutiu  a forma de trabalho entre as três instâncias de governo. À noite houve um encontro dos participantes no Congresso com as respectivas bancadas, e depois, a entrega dos prêmios das melhores administrações do ano de 2007.

Mas o que é a marcha dos prefeitos?

É um encontro de prefeitos e vereadores convocado e organizado pela CNM- Confederação Nacional dos Municípios, e acontece todos os anos no mês de abril.

A confederação Nacional dos Municípios é uma entidade municipalista. Com 28 anos de fundação, nasceu dos anseios dos dirigentes municipais que necessitavam de uma entidade representativa que defendesse os interesses dos municípios e trabalhasse para o fortalecimento desses entes federativos, tidos como os primos pobres e desprezados da federação.

Dos 5.552 municípios do Brasil, 83%, isto é, 4.516, têm menos de 30.000 habitantes. Mesmo com territórios geograficamente grandes, são fracos em poder de reivindicações de seus direitos como entes federados.

Formada de diretoria, conselho fiscal e um conselho de representação regional, com membros das cinco regiões do Brasil, a CNM- com sede em Brasília e escritório regional em Porto Alegre- comprou essa briga em favor dos municípios.

A Confederação atua em todas as instâncias dos três entes federativos e atualmente acompanha 4.000 proposições no Congresso Nacional, no Governo Federal e nos governos Estaduais em favor de todos os municípios do Brasil. Atua também em nível internacional, através do Comitê Mundial com sede em Barcelona e com 112 representantes de governos estrangeiros.

Primeira marcha

A primeira marcha aconteceu em 1998 e os mil prefeitos foram recebidos em Brasília pela tropa de choque da Polícia Militar. Essa recepção truculenta serviu de incentivo aos prefeitos que, a partir daquele ano, fizeram do movimento uma bandeira cada vez mais forte e representativa, conquistando o respeito, o reconhecimento e a simpatia de todos.

No governo de Lula, principalmente, a marcha dos prefeitos adquiriu proporções nunca vistas no Brasil e tem conseguido grandes resultados em benefício da municipalidade. Somente para exemplificar, na marcha do ano passado foi consolidado, na cota parte do FPM, um aumento de 1%, em favor dos municípios. Este aumento resultou em 2007 num repasse de R$ 740 milhões e neste ano esse repasse vai chegar a R$ 2 bilhões.