Cota única e primeira parcela do IPTU vencem no dia 30 de setembro

O contribuinte poderá pagar o imposto em uma única parcela, recebendo um desconto de 10%, ou dividir o valor em até três parcelas

20 de setembro de 2019 às 00h00.

Os carnês do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, já foram distribuídos em Venda Nova e têm o primeiro vencimento para o dia 30 de setembro. O contribuinte poderá pagar o imposto em uma única parcela, recebendo um desconto de 10%, ou dividir o valor em até três parcelas – o valor de cada parcela não poderá ser inferior a R$ 53,40. A novidade é que neste ano o distrito de Alto Caxixe foi englobado à área de expansão do cadastro imobiliário recebendo a cobrança do imposto.

Os contribuintes podem efetuar o pagamento do IPTU em Casas Lotéricas, Banesfácil, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banestes e Sicoob. Segundo a servidora do setor de tributação da Prefeitura, Josete Regina das Neves Moulin, os carnês contêm tributos vinculados, sendo eles: IPTU, serviço de coleta de lixo, serviço de conservação de calçamento e taxa de expediente.

 “Os tributos são cobrados de acordo com a realidade de cada imóvel. Em uma das últimas folhas do carnê o contribuinte pode acessar o que está sendo cobrado”, explica a servidora.

Qualquer divergência nos dados cadastrais dos carnês ou dúvidas sobre o imposto e taxas podem ser informadas e esclarecidas no Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Venda Nova, 1º andar, Avenida Evandi Américo Comarela,385, Esplanada, ou pelo telefone (28) 3546-1188. O atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.


Reunião vai esclarecer dúvidas de moradores do Alto Caxixe

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos moradores do Alto Caxixe, que pela primeira vez vão pagar o IPTU, a Prefeitura Municipal vai promover uma reunião na localidade na próxima segunda-feira, dia 23, às 19 horas, no auditório da Escola Municipal do Caxixe.

Além disso, na terça e na quarta-feira, dias 24 e 25, um servidor do setor de Tributação ficará na comunidade prestando atendimento à população. O atendimento será o dia todo na Escola Municipal do Caxixe.

 

INFORMAÇÕES SOBRE O IPTU

O que é IPTU e como funciona?

O Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU, é um tributo instituído pela Constituição Federal que incide sobre a propriedade imobiliária localizada em zona urbana ou extensão urbana, incluindo todos os tipos de imóveis – residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio.

Zona Urbana, de acordo com a Lei Municipal Nº 513/2001, é uma localidade que oferece condições básicas aos habitantes, tendo pelo menos dois dos seguintes melhoramentos: meio fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistemas de esgotos sanitários; rede de iluminação pública e escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 quilômetros do imóvel considerado.  

 

Para que serve o IPTU?

O dinheiro arrecadado com a cobrança do IPTU é utilizado pela Prefeitura para custear as despesas municipais e para a realização de novos investimentos.

 

Sou obrigado a pagar o IPTU de uma só vez?

Não. O IPTU pode ser pago em uma única parcela, com desconto de 10 %, ou parcelado em até três vezes. A primeira parcela e a cota única vencem no dia 30 de setembro de 2019, as demais nos dias 30 de outubro e 30 de novembro.

 

Onde pagar o IPTU?

O contribuinte pode efetuar o pagamento do IPTU em Casas Lotéricas, Banesfácil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banestes e Sicoob.

 

Dúvidas e informações

Entre em contato com o Setor de Tributação da Prefeitura Municipal de Venda Nova, 1º andar, Avenida Evandi Américo Comarela,385, Esplanada, ou pelo telefone (28) 3546-1188. O atendimento é de segunda a sexta, das 12 às 18 horas. 

 

Fonte: Ascom PMVNI

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.