Câmara dedica sessão vereador falecido

O vereador e ex-prefeito falecido no dia 16 recebe homenagens

22 de março de 2007 às 00h00.

Na primeira sessão (dia 20) após a morte de Nicolau Falchetto, a ordem do dia foi suspensa e a sessão dedicada a ele. O vereador faleceu na manhã de sexta-feira passada, dia16. Todos os vereadores se inscreveram para falar e, antes dos pronunciamentos, todos fizeram um minuto de silêncio. A viúva, Polônia Falchetto, e os filhos Braz e Tereza participaram da sessão, acomodados ao lado da Mesa Diretora.

Nicolau foi o primeiro prefeito de Venda Nova e também primeiro político de Venda Nova a falecer durante um mandato. O vereador a se a se pronunciar foi Marco Grillo- PSDB,  presidente da Câmara.  Ele fez um breve histórico da vida política de Falchetto e pontuou momentos importantes de sua atuação: no processo que antecedeu a emancipação de Jaguaré, no Norte do Estado, e quando Venda Nova se emancipava de Conceição do Castelo.

Marco Grillo tinha feito um desafio a Nicolau: documentar todas as informações da história política de Venda Nova em um livro. O plano da Câmara continua. O levantamento para o livro começa no mês de abril e o lançamento será em maio de 2008, quando Venda Nova completar 20 anos de emancipação. Os pronunciamentos de Nicolau gravados na Câmara farão parte das fontes.

Alberto Falqueto lembrou da constante angústia de Nicolau com desonestidade que assola o país. “A fé e a honestidade pontuaram a vida dele. Ele se angustiava diante de sua impotência”, disse ao reforçar a firmeza de caráter de Nicolau.

Homem de vida simples, definiu Chico Foletto- PSB, ao dizer que Nicolau se doou por onde passou. “Tenho certeza que Venda Nova, Conceição do Castelo e Jaguaré está de luto por sua morte”, disse ao citar os municípios por onde passou e deixou sua marca de desenvolvimento, principalmente o social.

Ao destacar o empenho de Nicolau pela emancipação de Jaguaré e de Venda Nova, Foletto ancentuou o caráter visionário do político. “Estes são citados hoje como os melhores municípios do Estado. Nicolau não estava errado ao apostar nestes municípios. Quando abraçou e lutou foi pelo sonho dele e do povo”.

Na leitura de Foletto, a vida de Nicolau foi pautada pela preocupação com os menos favorecidos e a resposta ele teve ao se eleger vereador, aos 80 anos. “Não é muito comum. Foi uma demonstração de reconhecimento”, avaliou.

Sobre a mesa vazia de Nicolau Falqueto três rosas simbolizavam a homenagem dos colegas de Câmara, que dedicaram a sessão da última terça-feira ao vereador falecido.

A viúva Polônia Lorenção Falqueto compareceu com os filhos Braz (na tribuna) e Tereza, que pediram pela continuidade do trabalho do pai. Outros familiares estavam na galeria da Casa.