Subsídio para o transporte dos universitários

Depois de aprovadas as emendas, a unanimidade marcou a primeira votação do Projeto de Lei . A matéria volta em segunda votação

02 de maio de 2008 às 00h00.

O projeto de Lei Nº 011/2008 foi enviado para Câmara pela Prefeitura no final de março. Desde então, passou por estudos nas comissões permanentes o que resultou na apresentação de emendas. A votação das emendas e do primeiro turno da matéria foi na última terça-feira, quando o projeto foi acolhido por unanimidade pelos vereadores.

Para acompanhar a votação, a Associação de Estudantes Universitários de Venda Nova reuniu um grupo de estudantes, que lotaram a galeria. O projeto de lei que autoriza a Prefeitura custear o combustível para o transporte no valor de até R$ 50 mil em 2008. Pelo discurso favorável dos vereadores, tudo indica que seja aprovado em segunda.

Com as emendas, o custeio deverá beneficiar o veículo que transportar pelo menos dez estudantes, que devem morar no município e comprovar a freqüência diária na faculdade. As emendas, de acordo com a declaração dos vereadores que foram à Tribuna, foram propostas com o objetivo de criar parâmetro para a concessão do benefício, que de acordo com proposta original ficava em aberto.

Gervásio Ambrosim- PP salientou que sem as emendas, o benefício estaria aberto a transporte particular, aos de outros municípios e sem freqüência diária no seu curso.   Já o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, fez uma retrospectiva de como funcionou o transporte dos estudantes desde a emancipação, quando somente uma kombi resolvia o problema. Grillo lembrou que a Prefeitura já participou do custeio, mas impedimentos legais fizeram interromper a forma de subsídio. Uma das dificuldades foi achar critérios.

Uma postura diferente

Na qualidade de presidente da Câmara, neste caso Marco Grillo só vota para o desempate. Mesmo assim, ele fez questão de declarar favorável. Ele falou sonhar com um projeto de apoio ao estudante ainda mais amplo. Venda Nova deveria começar implantar um sistema de crédito educativo em que o aluno beneficiado pague depois de formado. Caso ainda não tenha renda, a quitação poderia ser feita com prestação de serviço, sendo este o grande diferencial do modelo adotado pela União.  Ele acredita que o sistema pode ser implantado aos poucos e ainda, pelo alcance social, atrair recursos de grandes empresas.

Ao lembrar um pouco da história da classe estudantil de Venda Nova, que já foi forte em movimentos sociais, Grillo cobrou dos estudantes uma atitude mais altruísta. "É fundamental vocês participarem da comunidade como voluntários".

FOTOINTERNA1

A associação

Para Júlio César de Oliveira, estudante de sistema de informação e presidente da associação, a proposta inicial é boa e significa o primeiro passo para chegar onde os estudantes querem. Ele disse que este recurso será dividido entre os dois ônibus que vão para Cachoeiro de Itapemirim todos os dias e mais três vans que transportam os alunos para Castelo. Ao todo serão beneficiados cerca de 120 estudantes.

Atualmente, o custo com o transporte dos alunos de Cachoeiro fica de R$ 180,00 a R$ 190,00. Júlio acredita, fazendo cálculos preliminares, que estes valores serão abatidos em 30 a 45%.

A associação de Estudantes de Venda Nova do Imigrante foi fundada em 6 de maio do ano passado. Conta com 27 sócios fundadores e também abre espaço para sócios comuns, sem limites para filiações. Um dos principais objetivos é buscar meios para baratear as viagens diárias dos estudantes.