Secretário de Turismo realiza prestação de contas na Câmara

Também foram apresentados alguns números da Ruraltur

04 de dezembro de 2019 às 00h00.

O Secretário de Turismo, Cultura e Artesanato, Marco Antônio Grillo, realizou a prestação de contas da sua Secretaria durante a 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem (03). Após a sua fala, a Secretária Executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Andreia Rosa, apresentou alguns números sobre a 15ª Feira de Turismo Rural, a Ruraltur.

O Secretário de Turismo iniciou a sua prestação de contas explicando que a Secretaria agora está funcionando no Centro Cultural e Turístico e é responsável por gerenciar cinco espaços públicos no Município, que são: Centro de Eventos Izaldino Gagno - o Tomatão, a Biblioteca Pública Municipal Professor Benito Caliman, o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman - o Polentão, o Ponto de Informação Turística e o próprio Centro Cultural e Turístico.

Marco Grillo ressaltou a necessidade de se trabalhar mais intensamente a área da Cultura e do Artesanato, visto que o nosso turismo está bem representado e desenvolvido. Concentrando ações nesses dois setores, o turismo também cresce.

“A nossa principal função é promover o nosso destino para que as pessoas venham para Venda Nova”, afirmou o Secretário, destacando também o povo trabalhador da cidade que tanto colabora para que o Município seja um local atrativo.

O Secretário ainda informou que estão trabalhando para aprimorar o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, principalmente em sua estrutura, com o objetivo de ser transformado em um local adequado para receber pequenos, médios e grandes eventos. Além do Polentão, o Centro de Informação Turística também sofrerá alterações, que serão discutidas junto com o Agrotur e demais associações, visando um melhor atendimento e funcionamento. O Secretário também pretende dar uma maior visibilidade e destaque para a Biblioteca Municipal.

Em relação ao Natal Luz, Marco Grillo falou que a intenção é que esteja funcionando até o fim de semana e a intenção é reaproveitar o material utilizado anteriormente. Não terá a mesma estrutura existente em outros Municípios, porém haverá uma programação para a diversão de toda família, no dia 21 de dezembro, no Polentão.

Dentre outros pontos informados pelo Secretário, podemos destacar:

• A reestruturação dos Conselhos de Cultura e o de Turismo;
  • O retorno da marca “Venda Nova”;
  • Reestruturação da Banda Marcial Emiliano Pedrino Lorenção;
  • Trabalho com a Diretoria do Rio Branco Futebol Clube para a reconstrução de uma nova fachada, com características de uma vila italiana e arborização;
  • Discussão com o DNIT para a criação de um mirante na chegada de Venda Nova pela BR 262;
  • Retomada do Projeto do Monumento do Imigrante Italiano;
  • Discussão de uso e ocupação do Lago do Alto Bananeiras para o turismo.

Secretária Executiva falou sobre a Ruraltur

A Secretária Executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Andreia Rosa, explicou que, desde março de 2019, foi iniciado o processo de organização para receber a Ruraltur. É válido ressaltar que, em 2015, foi pleiteado, pela primeira vez, trazer a Feira para Venda Nova, entretanto, apenas em 2017 o pedido foi atendido. E assim começou a caminhada para a realização da Ruraltur em nossa cidade.

Várias mãos contribuíram para que a Ruraltur fosse realizada pela primeira vez fora da região Nordeste, como: Sebrae, Governo do Estado, Prefeitura, Montanhas Capixapas Convention & Visitors Bureau e Agrotures, além do apoio de Associações, como a Agrotur e a Afepol. Para estar à frente desse evento a organização adotou como sua missão receber bem os visitantes e divulgar o Estado, tentando sempre honrar o nome do Município.

Foram 383 expositores na Feira, distribuídos em 70 estandes. O público estimado foi de 15 mil pessoas durante os quatro dias do evento. Vieram pessoas do Brasil inteiro para prestigiar e também para divulgar a sua região na Ruraltur, tendo estandes com representantes de outros países. “O Município abraçou a Feira e as pessoas visitaram em peso, mesmo com a chuva e as fake news, dizendo que a BR estava interditada”, afirmou Andreia.

Andreia ainda destacou o trabalho em conjunto das várias entidades para o sucesso do evento e que todos trabalharam juntos pelo mesmo objetivo e com a mesma garra.