20º Aniversário de Emancipação

Homenagens reconhecem parcerias e cidadãos dedicados ao desenvolvimento de Venda Nova

06 de maio de 2008 às 00h00.

Dentre várias pessoas importantes para o desenvolvimento de Venda Nova, a Câmara precisou limitar a três o número de personalidades a serem agraciadas com o título de “Cidadão Vendanovense” e a nove para a “Comenda Padre Cleto Caliman”. A seleção foi um consenso entre os vereadores, que aprovaram os projetos de lei com a lista de nomes nessa segunda-feira, em sessão extraordinária.

Para chegar a algumas personalidades, também houve sugestão da comunidade. É o caso do juiz da Comarca de Venda Nova, Valeriano Cezário Bolzan, que ingressou na lista por sugestão da própria comunidade.  “Bolzan é um dos homenageados não só pela obra física do Fórum, mas pela mudança da forma do Judiciário se relacionar com a comunidade”, disse o presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, ao informar que o título é concedido pela primeira vez a um representante do Judiciário.

Pelo comprometimento e proximidade com Venda Nova, o nome do senador Renato Casagrande- PSB é o político do cenário nacional que receberá o título . O presidente da Casa diz que vários projetos e liberação de recursos em Brasília aconteceram graças à interferência de Casagrande, que não mede esforços.

Pelo mesmo comprometimento, o vice-governador Ricardo Ferraço compõe o trio que receberá o título de “Cidadão Vendanovense”. “Ele tem se preocupado com o futuro do lugar. Dentre os projetos que tivemos o grande apoio de Ferraço, podemos citar o lago do Alto Bananeiras, cujo objetivo é resolver nosso problema com o abastecimento de água para a sede”, exemplifica o presidente da Câmara.

Comenda

Além do título de “Cidadão Vendanovense”, Bolzan, Casagrande e Ferraço também serão agraciados com a “Comenda Imigrante Padre Cleto Caliman”. Esta lista também é composta pelo governador do Estado Paulo Hartung, Dom Décio Zandonadi, Benjamim Falqueto, Jordelina Caliman e pelas instituições filantrópicas Apae e Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo.

Paulo Hartung tem tudo a ver com a história de Venda Nova. Quando deputado estadual, ele foi relator no processo de emancipação do município, além de ser um governador que olha com carinho e responsabilidade para o desenvolvimento de Venda Nova e região.

Benjamim Falqueto, que foi vereador e prefeito quando Venda Nova ainda pertencia a Conceição do Castelo, receberá a comenda representando a classe de ex-políticos. Além deste histórico, Falqueto é atuante na comunidade e é autor da letra do Hino de Venda Nova.

Jordelina Caliman Zandonadi, irmã mais velha de Padre Cleto Caliman, vai representar a família do mais ilustre vendanovense aquém a Câmara homenageia com a criação da comenda. “Padre Cleto foi um dos grandes responsáveis por Venda Nova ser hoje o município que é. Ele foi uma figura pública muito importante para o município e fundamental para o desenvolvimento da cultura, comunicações, saúde e vários outros setores de Venda Nova”, descreveu Marco Grillo.

A figura do voluntariado em Venda Nova é outro fator de grande diferencial para o desenvolvimento local. Para homenagear toda esta classe, que envolve centenas de pessoas, a Câmara escolheu a Apae e a Associação das Voluntárias Pró-Hospital Padre Máximo.