Por Dentro da Câmara – 49ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

19 de dezembro de 2019 às 00h00.

Na 49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada no dia 17 de dezembro, foram aprovados os Projetos de Lei nº 037/2019, 038/2019, 039/2019, 033/2019 e o nº 036/2019. Após a votação dos Projetos, foi a vez de deliberar os pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final em relação aos PLs nº 028/2018 e nº 032/2018. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Projetos aprovados

Foram aprovados, em primeira votação, os seguintes Projetos:

• Projeto de Lei nº 037/2019, de autoria do Poder Legislativo Municipal, que dispõe sobre a concessão de abono especial de fim de ano aos servidores da Câmara e dá outras providências;
  • Projeto de Lei nº 038/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre revisão geral anual e reajuste salarial dos servidores públicos municipais;
  • Projeto de Lei nº 039/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre revisão geral anual do subsídio do Prefeito, Vice-prefeito, Vereadores e Secretários Municipais.

Foram aprovados, em segunda votação, os seguintes Projetos:

• Projeto de Lei nº 033/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização do Município de Venda Nova do Imigrante para firmar convênio com o Município de Ibatiba, visando a cessão de servidor entre as partes;
  • Projeto de Lei nº 036/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera a Lei nº 1.336, de 05 de agosto de 2019, que cria o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Venda Nova (Comped) e dá outras providências.

Os Projetos agora seguem para a sanção do Prefeito Municipal, João Paulo Schettino Mineti.

Pareceres Rejeitados

Não foram aprovados os pareceres da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final pela rejeição dos seguintes Projetos de Lei:

• Projeto de Lei nº 028/2018, de autoria dos Vereadores Domingos Sávio Filete, Marco Antônio Torres Nascimento e Tiago Altoé, que proíbe a inauguração de obras públicas inacabadas ou que não possam ser usufruídas de imediato pela população;
  • Projeto de Lei nº 032/2018, de autoria dos Vereadores Domingos Sávio Filete, Marco Antônio Torres Nascimento e Tiago Altoé, que institui a Ficha Limpa Municipal na nomeação de servidores a cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo e Legislativo e dá outras providências.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores solicitaram ao Poder Executivo uma atitude em relação ao entulho jogado nas calçadas do Bairro São Rafael. Ali é possível encontrar armários, sofás, colchões, pneus e mais coisas do tipo que trazem incômodo aos moradores. O perigo ainda é redobrado no período de chuvas, visto que há um acúmulo de água parada, o que atrai mosquitos, inclusive o responsável pela transmissão da dengue. Além dos mosquitos, também atrai ratos, que transmitem a leptospirose, baratas e outros vetores de doenças. Esse tipo de lixo tem uma programação específica da Secretaria do Meio Ambiente para ser recolhido, assim, basta contactá-la para agendar a retirada.

O lixo nas ruas é uma grave questão que impacta negativamente várias áreas do Município e quem mais sofre é a própria população. Por isso, devemos ficar sempre atentos para que o lixo seja colocado na rua nos dias corretos e, além disso, móveis e outros itens a serem descartados é necessário que se faça o agendamento com a Secretaria de Meio Ambiente para o recolhimento adequado. Cuidar da nossa cidade é um dever de todos nós.

Os Edis ainda convidaram a população para participar da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, nesta sexta-feira (20), às 13h, com saída da Prefeitura Municipal e chegada no Senac. Participe! A luta contra a dengue é dever de todos!

A Câmara de Venda Nova preza pela sua eficiência e economicidade. Na Sessão foi divulgado que, até o mês de novembro, a Câmara consumiu uma média de 83 litros de combustível por mês, demonstrando o seu respeito pelo dinheiro e patrimônio público.

50ª Sessão Extraordinária

Após a Sessão Ordinária, foi realizada a Extraordinária que aprovou:

Em única votação, a Emenda de autoria do Poder Legislativo que inclui ações ao Artigo 2º do Projeto de Lei nº 026/2019;

Em segunda votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº026/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei nº 1.268/2017, que institui o Plano Plurianual para o período de 2018 a 2021, quanto ao Anexo III.

A partir do dia 22 de dezembro, as Sessões Ordinárias da Câmara Municipal entram em recesso e retornam a partir do dia 02 de fevereiro de 2020.

Um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos!

Para mais informações, as Atas das Sessões ficam disponibilizadas no site da Câmara. Participe!