Por Dentro da Câmara – 23ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

20 de maio de 2020 às 00h00.

Na 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (19), foram aprovados Projetos essenciais na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados:

• Em segunda votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 044/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o uso de sistema de segurança baseado em monitoramento por meio de câmeras de vídeo em escolas e creches municipais de Venda Nova. Saiba mais aqui;
  • Em primeira votação, o Projeto de Lei nº 008/2020, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a firmar contrato de concessão de direito de uso em imóvel do Município;
  • Em única votação, o Projeto de Resolução nº 003/2020, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação de Comissão Especial de Estudos sobre a Promulgação de Lei pelo Legislativo Municipal e dá outras providências;
  • Em única votação, a Moção nº 005/2020, de autoria do Poder Legislativo, de pesar pelo falecimento do Sr. Ângelo Sossai, ocorrido no dia 17 de maio de 2020;
  • Em única votação, a Moção nº 006/2020, de autoria do Poder Legislativo, de pesar pelo falecimento do Sr. Vicente Perim, ocorrido no dia 19 de maio de 2020.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores destacaram a importância de cuidar do setor do turismo em nosso município, área tão afetada pela crise gerada pelo coronavírus.

Eles agradeceram a Secretaria Estadual de Agricultura (Seag) pela assinatura da Ordem de Serviço nº 035/2020, visando à contratação de empresa para elaboração de Projeto Executivo de Engenharia para a implantação da Rodovia em pavimentação asfáltica no trecho Rota dos Lagos, com extensão de 9,20 Km. O Projeto é de extrema importância para a valorização da Comunidade do Caxixe e os empreendimentos locais.

Os Edis cobraram da população que exerça a sua cidadania acompanhando e fiscalizando os programas municipais para o uso dos recursos recebidos, visando o combate ao coronavírus.

Em relação ao Executivo, eles sugeriram que algo seja feito para impedir o acesso das pessoas à caixa d’água na localidade do Caxixe, visto que muitas crianças estão soltando pipa e brincando em cima da tampa, podendo ocasionar acidentes. Além disso, também é necessária uma campanha de conscientização em relação à forma correta de descarte do lixo e que seja feita apenas no dia da coleta, pois, ao ficar na rua, ele é um perigo para a saúde e o meio ambiente. Outro pedido foi no tocante às pessoas que estão poluindo o entorno do Lago do Alto Bananeiras, além de haver denúncias de uso de barco no local, o que é proibido por Lei Municipal.

Eles ainda destacaram a importância da comunidade do Alto Bananeiras para Venda Nova em vários aspectos, seja para o turismo, economia, meio ambiente e cultura. Assim sendo, é necessário manter a sua estrada em boas condições, para que as pessoas e a produção tenham um tráfego seguro.

Os Edis parabenizaram o Juiz da Comarca de Venda Nova, Valeriano Cesário Bolzan, e toda a sua equipe, pela produtividade acima da média nacional durante a pandemia. No período de 16 março a 15 de maio deste ano, foram 1.922 atos judiciais, entre despachos, decisões e sentenças.

Os Vereadores ainda chamaram a atenção para o elevado número de envenenamento de cães e gatos em nosso Município. Além de ser um ato de extrema crueldade, é crime e deve ser denunciado.

Hoje, às 20h, acontecerá mais uma live de uma banda local, a Banda Groove, que será solidária ao Hospital Padre Máximo. Apoie os artistas locais e colabore com essa instituição tão importante para a nossa região, que é o HPM.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!