Por Dentro da Câmara – 25ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

04 de junho de 2020 às 00h00.

Na 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (03), foram votadas matérias essenciais na Ordem do Dia. Após, o Presidente do Hospital Padre Máximo, Cleto Venturim, fez uso da Tribuna Livre. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Ordem do Dia

Durante a Ordem do Dia, foram aprovados:

• Em única votação, o Requerimento nº 014/2020, de autoria da Mesa Diretora, que solicita a inclusão, em regime de urgência, para o Projeto de Lei nº 014/2020;
  • Em única votação, a Emenda Modificativa nº 01, constante do parecer em conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e Finanças e Orçamento, que altera a ementa do Projeto de Lei nº 014/2020;
  • Em única votação, a Emenda Modificativa nº 02, constante do parecer em conjunto das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e Finanças e Orçamento que altera os artigos 1º, 2º, 3º 4º e 5º do Projeto de Lei nº 014/2020;
  • Em única votação, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 014/2020, de autoria do Poder Executivo Municipal, que cria o Conselho Municipal de Fiscalização e Acompanhamento do Fundo Municipal de Investimento e altera a Lei nº 1.092/2013. Saiba mais sobre o PL aqui;
  • Em única votação, o Requerimento nº 012/2020, de autoria do Poder Legislativo Municipal, que solicita informações sobre os valores pagos no ano de 2019 e no ano de 2020, juntamente com cópia das notas fiscais emitidas pela empresa Areial Faé Ltda ME e pela empresa Coope Serrana – Cooperativa de Transporte Sul Serrana Capixaba, com a finalidade de contratação de serviço de viagem de caçamba para atender a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana e Secretaria de Interior e Transportes;
  • Em única votação, o Requerimento nº 013/2020, de autoria da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social, que solicita que seja encaminhado à esta Casa de Leis informações sobre a Secretaria Municipal de Educação.

Tribuna Livre

O Presidente do Hospital Padre Máximo, Cleto Venturim, realizou a Prestação de Contas da Instituição, com o objetivo de dar mais transparência e publicidade para a população vendanovense. Cleto apresentou os números do ano de 2019 e ainda falou sobre as ações do Hospital em relação ao coronavírus. Saiba mais aqui.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Vereadores agradeceram e parabenizaram o Presidente do Hospital pelas suas explicações e pelo cuidado da Instituição com a saúde da população.

Os Edis informaram que o apelo, realizado pela Câmara e alguns membros da Comunidade, para que as pessoas participem mais efetivamente da coleta seletiva já começou a dar resultados. A quantidade de resíduos secos recolhidos aumentou, entretanto, ainda é necessário que todos façam a sua parte e participem da coleta seletiva. Faz bem para o meio ambiente, para economia do Município e para todas as famílias que fazem parte da Ascaveni.

Os Vereadores parabenizaram a Secretaria de Turismo pela pesquisa realizada entre as empresas relacionadas com o turismo no Município, para entender e avaliar os impactos do coronavírus na área. Eles ainda aproveitaram para solicitar ao Poder Executivo que estenda a pesquisa para demais áreas de Venda Nova, e assim tenha uma visão mais completa e possa projetar ações pós-pandemia.

Em relação à feira, os Vereadores solicitaram que a Feira Delivery seja estimulada, visto que essa modalidade é a melhor maneira de evitar o contato entre as pessoas, garantir mais segurança e ainda facilitar para os feirantes, servidores e munícipes.

Os Edis também demonstraram a sua preocupação com a vacinação dos rebanhos bovinos de Venda Nova em relação à Brucelose. Ela é uma zoonose e, na pecuária leiteira, é causadora de abortos, repetições de cio, nascimentos prematuros e queda na produção de leite, gerando prejuízos econômicos significativos com a diminuição da eficiência do rebanho (por piora dos índices reprodutivos e produtivos) e perda da credibilidade da unidade de produção.

Os Vereadores fizeram um apelo à população, pedindo que todos se unam na luta contra o racismo e a intolerância. O racismo, além de ser um ato repugnante, é crime e deve ser combatido com todas as forças.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, não são mais abertas ao público devido ao Coronavírus, entretanto são transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!