Câmara homenageia Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa pelo 1º lugar Cup of Excellence

Concurso é responsável por expor os melhores cafés do Brasil para compradores internacionais.

25 de novembro de 2020 às 00h00.

A 49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada ontem (24), foi marcada pela homenagem ao jovem de apenas 20 anos, Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Sousa. O café produzido por ele, no sítio de sua família, ficou em primeiro lugar, dentre 30 cafés especiais finalistas, no Cup of Excellence – Brazil 2020, um dos principais concursos de qualidade do café, que é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). Autoridades participaram da Sessão e aproveitaram para relembrar a história e evolução do café vendanovense.

O objetivo do concurso é expor os melhores cafés do Brasil e apresentá-los em um leilão internacional realizado entre as principais empresas compradoras de café no mundo. Uma honra que Luiz Ricardo trouxe para Venda Nova. Para se ter uma ideia da proporção, mais de 900 amostras participaram do processo até chegar nas 30 finalistas.

A importância desse café vencedor ser produzido em Venda Nova é a valorização e o reconhecimento, visto que agora o Município tem o mérito de falar que faz o melhor café do país. Além disso, o título é uma excelente forma de marketing para os demais produtores, que podem anunciar que produzem o seu café na região que possui a maior superioridade na qualidade do Brasil.

Vindo de uma família de produtores, Luiz Ricardo utilizou a tecnologia e muitos estudos para aprimorar o café da família, mas esse processo não foi fácil! Foi árduo e demandou muita dedicação e trabalho. Mas como a história de Venda Nova nos mostra, o trabalho fastidioso valeu à pena! Agora, os planos para o futuro são duplicar o trabalho e buscar sempre manter essa excelência e qualidade nos cafés produzidos pela sua família.

Luiz Ricardo tem um conselho sábio para os produtores vendanovenses: “que acreditem, pois tudo é possível e para toda luta tem um retorno!”

Luiz Ricardo representa um cenário que vem mostrando uma nova cara em Venda Nova: os jovens, respeitando a tradição, dedicação e força de vontade dos pais, vêm trazendo a tecnologia e a inovação para as nossas terras, e mostrando que podemos ser um lugar ainda melhor, mais competitivo e se destacando cada vez mais nos cenários nacionais e internacionais. O sopro da juventude traz bons ventos, novas conquistas e novas esperanças para Venda Nova!

Autoridades e Vereadores parabenizaram o jovem

Foram convidados para compor a Mesa, além do vencedor do concurso, o Prefeito Municipal, João Paulo Schettino Mineti, o Deputado Federal, Evair de Melo, o Presidente do Sicoob, Cleto Venturim, o representante do Instituto Federal do Espírito Santo, Aldemar Polonini Moreli e o sócio administrador da Farmers Coffee, Dério Brioschi Junior.

Todos citaram a importância do trabalho iniciado há 20 anos, que buscava aprimorar as técnicas e, com isso, melhorar a qualidade do café produzido em Venda Nova. Eles também falaram da importância da educação, tecnologia e ciência aliadas com a tradição da agricultura familiar para produzir um grão cada vez melhor.

“Antigamente, os jovens estudavam para sair da roça. Hoje, eles estudam para ficar na roça”, destacou Cleto Venturim. Aldemar Polonini ressaltou o papel da educação e do IFES para o desenvolvimento de tecnologias e apoio aos produtores. Dério lembrou da importância do trabalho em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, além da preocupação com o meio ambiente. “Estamos colhendo o que plantamos há 20 anos. Parecia impossível o que falávamos na época, mas fizemos”, relembrou Evair. Paulinho salientou a necessidade das parcerias para que Venda Nova continue crescendo e se destacando.

Luiz Ricardo agradeceu e frisou a importância do apoio familiar na conquista do prêmio. Para ele, é uma honra representar 22 anos de história e que agora a responsabilidade da sua geração é seguir inovando e dando continuidade ao trabalho.

O Certificado foi entregue para Luiz Ricardo através das mãos do seu pai, o Vereador Pimenta, e a sua mãe, Irinete, com muita emoção, orgulho e carinho.