Período de chuvas cobra mais cuidado e atenção com a dengue

Durante o verão, a doença se torna mais frequente e seus sintomas podem ser confundidos com os do novo coronavírus.

14 de dezembro de 2020 às 00h00.

Apesar do verão ainda não ter começado oficialmente, os dias de sol forte e chuvas já iniciaram e, com isso, exigem um cuidado maior na prevenção da dengue, visto que o mosquito Aedes aegypti entra em período de reprodução.

O que é a dengue?

dengue é uma doença febril aguda causada por vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Muitas vezes, os sintomas do tipo mais leve da doença são confundidos com a gripe, enquanto sua forma mais grave, a dengue hemorrágica, pode levar à morte. A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

O vírus da dengue possui 4 variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmos sintomas. Caso ocorra um segundo ou terceiro episódio da dengue, há risco aumentado para formas mais graves da dengue, como a dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue.

O que causa?

A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, não constituindo uma doença contagiosa. A transmissão se dá pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas.

Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e vive em média 45 dias. Uma vez em que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

Principais sintomas

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram entre cinco a sete dias. Normalmente eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

• Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)
  • Forte dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
  • Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras
  • Extremo cansaço
  • Moleza e dor no corpo
  • Muitas dores nos ossos e articulações
  • Náuseas e vômitos
  • Tontura
  • Perda de apetite e paladar

Prevenção

Neste período do ano é fundamental redobrar os cuidados para evitar que os locais acumulem água, visto que são criadouros do mosquito.

• Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água;
  • Mantenha o quintal sempre limpo, descartando tudo o que não é utilizado e eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas etc.;
  • Mantenha a caixa d’água tampada;
  • Limpe sempre o pote de água do seu animal de estimação e aquários;
  • Mantenha garrafas com a boca para baixo;
  • Mantenha as lixeiras bem tampadas;
  • Limpe semanalmente as vasilhas das plantas e coloque areia no pratinho para não acumular água;
  • Se tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente.

Fonte: Minha Vida