Câmara vota Utilidade Pública para Agrotures

Leandro Carnielli, presidente da Instituição, foi à Tribuna falar da importância do título

05 de junho de 2008 às 00h00.

Falta pouco para a Associação de Agroturismo do Estado do Espírito Santo- Agrotures, com sede em Venda Nova, ser reconhecida como de utilidade pública municipal. Terça-feira, dia 3 de junho, o Projeto de Lei Nº 026/2008, de autoria do vereador Marco Grillo- PSDB, foi aprovado em primeira votação e por unanimidade.

Leandro Carnielli, presidente do Agrotures, usou a tribuna para falar do papel da Instituição para o turismo da região e do Estado e quanto tem conquistado espaço no cenário nacional. A concessão do título é uma das prerrogativas do Ministério do Turismo para apoiar projetos assinados pelo Agrotures.

A agilidade da Câmara em tramitar e votar o projeto, na opinião de Carnielli, é um dos grandes diferenciais dos representantes políticos de Venda Nova, que não se furtam a apoiar o que é bom para o município e para a região. Ele citou o empenho do presidente da Câmara em atuar neste projeto de lei e também em outros fora do ambiente Legislativo.

Recentemente, o vereador junto ao corpo técnico do Sebrae, representado por Valdemar Pim, elaborou um projeto que resultou na liberação de recursos para um intercâmbio com a Itália. Carnielli lembrou que cerca de 66 vendanovenses já foram para este país e quanto a experiência é valiosa para o crescimento do turismo.

Marco Grillo falou da atuação do Agrotures no Estado e sua importância para Venda Nova e região. Reforçou que o reconhecimento é fundamental para a entidade fazer parcerias com a União e ainda citou a Qualicafés e a Feira Estadual do Agroturismo como eventos que acontecem com a rubrica do Agrotures.

Sobre o papel do Agrotures, Carnielli falou também que o Agrotures trabalha junto aos produtores incentivando a produção dentro da segurança alimentar. Ele citou o caso de 40 donos de supermercados da Grande Vitória que foram autuados por venda de produtos oriundos de abates ilegais. “Em Venda Nova há uma consciência arraigada e não podemos voltar atrás. Precisamos evoluir sempre”. O presidente do Agrotures esteve reunido com o Procon, Sebrae, Idaf e Incaper para discutir normas e formas de orientar produtores do Estado ainda resistentes às boas práticas.

Leandro Carnielli, além de presidente do Agrotures, é conselheiro do Comitê do Turismo do Estado e tem uma cadeira no Detur Sudeste, além de outras representações em nível nacional.