Vereadores participam de reunião com o Poder Executivo e a Cesan

Objetivo do encontro era discutir a questão da água e saneamento no Município

04 de fevereiro de 2021 às 00h00.

Representantes do Poder Legislativo e Executivo se reuniram ontem (03) com membros da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para discutir a questão da água e saneamento básico no Município.

Os membros da Cesan explicaram sobre os métodos e processos e responderam aos questionamentos realizados, além disso, eles também apontaram possíveis cenários, baseando no que já foi observado em outras cidades.

 

Água tratada e saneamento básico é uma questão de saúde, inclusive ligado diretamente ao IDH, índice que mede a qualidade de vida da população.

Importância da utilização da água tratada

A água potável está fortemente relacionada à qualidade de vida, saúde pública e desenvolvimento humano. No Brasil, são 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada. Anualmente, ocorrem diversos problemas gastrointestinais gerados, principalmente, pelo consumo de água sem tratamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas internações estão entre as principais causas de morte infantil no mundo. E, por isso, é tão importante pensar em tratamento de água.

 

 O Brasil estabeleceu pela primeira vez padrões de potabilidade da água, em âmbito federal, através do Decreto Federal nº 79.367 em 1977. Ficou estabelecido que o Ministério da Saúde seria o responsável por observar a potabilidade da água em todo Brasil.

 

 A água de poço, deve ser consumida somente em locais onde a água tratada da rede pública não chega. Se você utiliza, tome bastante cuidado! Embora pareçam inofensivos, escondem riscos à saúde e ao meio ambiente. Os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população, quando não tratada adequadamente, além de contribuir com a escassez de água de aquíferos, se desperdiçada.

 

 As doenças causadas por água contaminada são:

  • Hepatite A
  • Giardíase
  • Amebíase ou Disenteria Amebiana
  • Febre Tifoide
  • Cólera
  • Ascaridíase ou lombriga
  • Leptospirose

A água cristalina e sem odor, não é garantia de potabilidade (ou ausência de perigo no consumo), a recomendação é que, sem caracterização e tratamento, eles sejam utilizados para fins não potáveis, como limpeza e jardinagem.

 

É importante destacar que a construção de poços artesianos fora dos padrões do Ministério da Saúde é considerada ilegal e gera prejuízo para o meio ambiente.

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.