Vereadores participam de reunião com o Poder Executivo e a Cesan

Objetivo do encontro era discutir a questão da água e saneamento no Município

04 de fevereiro de 2021 às 00h00.

Representantes do Poder Legislativo e Executivo se reuniram ontem (03) com membros da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para discutir a questão da água e saneamento básico no Município.

Os membros da Cesan explicaram sobre os métodos e processos e responderam aos questionamentos realizados, além disso, eles também apontaram possíveis cenários, baseando no que já foi observado em outras cidades.

Água tratada e saneamento básico é uma questão de saúde, inclusive ligado diretamente ao IDH, índice que mede a qualidade de vida da população.

Importância da utilização da água tratada

A água potável está fortemente relacionada à qualidade de vida, saúde pública e desenvolvimento humano. No Brasil, são 35 milhões de pessoas sem acesso à água tratada. Anualmente, ocorrem diversos problemas gastrointestinais gerados, principalmente, pelo consumo de água sem tratamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas internações estão entre as principais causas de morte infantil no mundo. E, por isso, é tão importante pensar em tratamento de água.

O Brasil estabeleceu pela primeira vez padrões de potabilidade da água, em âmbito federal, através do Decreto Federal nº 79.367 em 1977. Ficou estabelecido que o Ministério da Saúde seria o responsável por observar a potabilidade da água em todo Brasil.

A água de poço, deve ser consumida somente em locais onde a água tratada da rede pública não chega. Se você utiliza, tome bastante cuidado! Embora pareçam inofensivos, escondem riscos à saúde e ao meio ambiente. Os poços artesianos podem conter água contaminada e causar doenças na população, quando não tratada adequadamente, além de contribuir com a escassez de água de aquíferos, se desperdiçada.

As doenças causadas por água contaminada são:

• Hepatite A
  • Giardíase
  • Amebíase ou Disenteria Amebiana
  • Febre Tifoide
  • Cólera
  • Ascaridíase ou lombriga
  • Leptospirose

A água cristalina e sem odor, não é garantia de potabilidade (ou ausência de perigo no consumo), a recomendação é que, sem caracterização e tratamento, eles sejam utilizados para fins não potáveis, como limpeza e jardinagem.

É importante destacar que a construção de poços artesianos fora dos padrões do Ministério da Saúde é considerada ilegal e gera prejuízo para o meio ambiente.