Superintendente do Sebrae faz uso da Tribuna Livre da Câmara

Pedro Rigo falou sobre o Programa “Cidade Empreendedora” e a sua importância para o Município

03 de março de 2021 às 00h00.

O Superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, fez uso da Tribuna Livre da Câmara para falar sobre o Programa “Cidade Empreendedora”. Ele explicou que o Sebrae desenhou o projeto em 2020 com o objetivo de aproximar a entidade com os governos municipais, oferecendo suporte técnico, apoio, metodologia e ajuda financeira para que as cidades possam abraçar o programa.

O Sebrae e todo o seu corpo técnico irão auxiliar os gestores municipais e suas equipes a desenhar o Plano de Governo e fazer com que esse Plano tenha parte voltada para o empreendedorismo local.

De acordo com Pedro Rigo, a comitiva do Sebrae está visitando os Municípios desde o dia 04 de janeiro. Até hoje, eles já foram em 42 cidades, sendo que apenas uma ainda não fechou a parceria. Até o final de março, a meta é visitar todos os Municípios capixabas.

O Superintendente explicou que, em Venda Nova, o objetivo é começar a primeira fase agora e fechar o diagnóstico ainda no mês de abril. A Prefeitura não precisará investir nenhum valor, que virá do Sebrae (70%) e Governo do Estado (30%).

“Queremos fazer com que as gestões municipais, através desse projeto, possam olhar para a economia local. É um mundo de moradores que possuem seus CPFs transformados em CNPJs e que geram emprego na cidade e no campo”, destacou Pedro Rigo e complementou: “Pessoas precisam empreender, precisam ter oportunidade!”.

O Programa irá auxiliar a desburocratizar a cidade, a capacitar os servidores e estimular as compras dos empresários locais, gerando emprego, estimulando a economia e tudo fomentado pelo poder público.

O projeto prevê uma “Sala do Empreendedor” na Prefeitura. Um espaço que será um ambiente de conversa com o empresário e ser uma referência.

Pedro Rigo ainda citou a importância do CRAS, órgão que cumpre o seu papel social, para que, após que o cidadão aprenda a fazer alguma coisa que possa ser vendida, ensine a essa pessoa a produzir em série, precificar, como embalar e vender o seu produto.

O Superintendente ainda destacou o papel dos Vereadores no Programa, que será analisar e aprovar as novas leis que irão melhorar e desburocratizar a vida dos empreendedores. “O Sebrae está inteiro e intenso promovendo o estado do Espírito Santo e, principalmente, os pequenos negócios”.

Os Edis se colocaram à disposição do Sebrae e do Poder Executivo para auxiliarem no que for possível para o desenvolvimento do Programa. Além disso, eles desafiaram a entidade a fazer um projeto no mesmo estilo, porém voltado ao Poder Legislativo.