Câmara homenageia as mulheres em sua Sexta Sessão Ordinária

Sessão teve um tom especial em relação ao Dia Internacional das Mulheres

10 de março de 2021 às 00h00.

O Dia das Mulheres não deve ser celebrado apenas em um único dia do ano, mas todos os outros também. Entretanto, a data é especial e merece ser celebrada, visto que ela marca as conquistas das mulheres e o quanto ainda necessita ser feito para uma sociedade mais justa e que respeite o sexo feminino.

A Sexta Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova realizada ontem (09) fez uma homenagem às mulheres e algumas representantes foram convidadas para estarem presente nesse momento. A Sessão foi presidida pela única vereadora mulher da Câmara, Aldi Maria Caliman. Foram chamadas para compor a mesa a mãe do Prefeito Paulinho Mineti, Almerinda Schettino Mineti, as ex-Vereadoras, Adriana Uliana e Eunice Maria Caliman, a Diretora da Escola Fioravante Caliman, Celina Januário Moreira, a enfermeira Terezinha Falqueto e a mecânica Alice Behrend Falqueto.

A palavra foi franqueada às convidadas e a primeira a falar foi a Dona Almerinda, que fez um discurso inspirador. Dona Almerinda, que acabou de completar 70 anos, afirmou: “A mulher não é só mãe, companheira, é uma mulher que precisa ser respeitada, não só no Dia da Mulher. O Dia da Mulher é um símbolo, mas mulher é mulher o ano todo!”. Ela ainda pediu aos Vereadores que criem políticas voltadas para a população feminina e defesa dos seus direitos. “A mulher é importante para a família, para a comunidade, para todo mundo”, finalizou.

Após, foi a vez de Terezinha Falqueto, que destacou o amor que a mulher tem ao realizar as suas funções e que “quando gostamos do que fazemos, fazemos muito bem”. Ela foi seguida por Eunice Caliman, que fez um importante questionamento: “se as mulheres de Venda Nova cruzassem os braços, o que seria dessa cidade?”. Além disso, Eunice também questionou a fraca participação feminina na política vendanovense, visto que, em mais de 30 anos de emancipação, o Município teve apenas quatro vereadoras e pediu às mulheres para se valorizarem mais e que, quem sabe assim, teremos mais representantes femininas nos próximos mandatos.

Celina foi em seguida e destacou o papel das professoras e das mulheres que são mães e chefes de família de seus lares, “verdadeiras heroínas”. Adriana Uliana também falou da necessidade de ter mais mulheres na política, que elas merecem serem valorizadas e completou “mulher poder estar no lugar que ela quiser, basta lutar que vai conseguir”. Alice frisou que a mulher também pode estar em funções dominadas pelos homens. “É importante a mulher se valorizar e se colocar em seu lugar na sociedade. Lugar de mulher é onde ela quiser”, finalizou.

Após a fala das convidadas, foi a vez dos Vereadores. Eles registraram a sua admiração e respeito pelas mulheres, não apenas pela data, mas por todos os outros dias. Além disso, também destacaram a força e a determinação delas.

Ao final da Sessão, foi entregue uma rosa com bombom para todas as mulheres presentes na Câmara Municipal.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público, com número limitado de pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!