Representante da Ascaveni faz uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal

Noel Zeferino apresentou alguns números da Associação e explicou a importância da coleta seletiva para Venda Nova

22 de abril de 2021 às 00h00.

O tesoureiro da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante (Ascaveni), Noel Zeferino, fez uso da Tribuna Livre na 15ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na terça-feira (20). Noel falou sobre o nascimento e crescimento da Associação, que hoje é referência no Estado, sobre a importância da realização da coleta seletiva e ainda sobre os números da instituição.

O representante da Ascaveni começou a sua fala explicando que não tem como falar da instituição sem falar de como foi o seu nascimento. Em 2010, a Associação de Moradores do Bairro Vila da Mata deu início à coleta seletiva no bairro. O seu sucesso levou à expansão em praticamente todo o Município. A Ascaveni nasceu em 2014, visto a necessidade de ter uma associação que recebesse os resíduos recicláveis. Na época, seis pessoas faziam parte, hoje já conta com 18 famílias.

Noel fez um alerta para a quantidade de material que poderia ser reciclado, mas pelo descarte incorreto, acaba indo para os aterros. “Quase 50% do material que vai para o aterro é reciclável. Precisamos aproveitar ao máximo esse material”, destacou e pediu: “cabe a todos fazer a sua parte para diminuir o material que vai para esses aterros”. Ao realizar a coleta seletiva, separando os resíduos recicláveis dos que não são, a pessoa está ajudando ao meio ambiente, à economia do Município e a gerar renda para as famílias que fazem parte da instituição.

Hoje, a Ascaveni é referência no Estado, recebendo representantes de outros Municípios e Associações, que vêm aprender e conhecer mais sobre a estrutura e o método de trabalho. “Carregamos o nome do Município onde quer que a gente vá. Somos exemplos para outros lugares”, frisou Noel. A Ascaveni, antes da pandemia, também participava dos eventos e festas da região, recolhendo todo o material reciclável.

De acordo com o tesoureiro, eles sempre procuram parceiros para melhorar cada vez mais o trabalho realizado. Além disso, a Associação também realiza um trabalho de conscientização nas escolas e empresa, que está temporariamente pausado, visto a pandemia do coronavírus.

Noel ainda explicou os projetos para o futuro da Associação e informou que eles também recebem doações, que distribuem para quem precisa.

O que é coleta seletiva?

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados de acordo com a sua constituição ou composição. Em Venda Nova, existe a coleta seletiva dos resíduos secos e a coleta normal, que é do lixo orgânico e itens que não são recicláveis, como papel higiênico. Cada bairro tem o seu dia e horário específico.

Ascom PMVNI

Quais são os resíduos que devem ser separados para a coleta seletiva?

• Embalagens longa vida (tetra park);
  • Metais (aço e alumínio);
  • Papel;
  • Plástico;
  • Papelão;
  • Vidro.

Lembrando que resíduos de banheiro (como fraldas, absorventes, cotonetes...) não são recicláveis.

Confira a fala completa através do link: https://www.facebook.com/camaravni/videos/2929557047314011.