Por Dentro da Câmara –20ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

12 de maio de 2021 às 00h00.

Na 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada terça-feira (11) foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Ordem do Dia

Foram aprovados:

• Em segunda votação o Projeto de Lei nº 015/2021, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre autorização para proceder parcelamento de dívida previdenciária. O PL agora segue para a sanção do Prefeito Municipal;
  • Em única votação o Requerimento nº 016/2021, de autoria do Vereador Ivanildo de Almeida Silva, que solicita a relação de todos os servidores que ocupam cargos comissionados e respectivos valores dos vencimentos e a relação de todos os servidores que receberam e recebem gratificação no período de 01 de janeiro de 2020 a 04 de maio de 2021, juntamente com os valores dos vencimentos;
  • Em única votação o Requerimento nº 017/2021, de autoria do Vereador Erivelto Uliana, que solicita informações a respeito do calçamento de ruas no município de Venda Nova do Imigrante/es, detalhando a descrição e cópia dos processos licitatórios em andamento e a descrição e cópia dos contratos em vigor.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Edis agradeceram a população de Venda Nova que, mesmo antes da emancipação do município, vem construindo essa cidade com espírito de solidariedade, cooperativismo e do voluntariado. Eles esperam que, como Vereadores eleitos pelo povo, possam sempre representar e fazer o melhor para a cidade. Venda Nova é um modelo e um exemplo para os demais municípios.

Os Vereadores falaram sobre as reuniões que participaram ao longo da semana para tratar sobre melhorias para o Município, como o pagamento de diária aos motoristas, as estradas da região, a implantação do revisol, regularização fundiária, aquisição de notebooks para os professores da rede municipal e questões da Secretaria do Meio Ambiente.

Eles parabenizaram a Associação de Produtores de Cafés Especiais das Montanhas do Espírito Santo (Acemes) por ter recebido a concessão do selo de Indicação Geográfica (IG) ao Café Montanhas do Espírito Santo, na categoria de Denominação de Origem (DO), pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). A conquista da IG possibilita promover a sustentabilidade e a competitividade da atividade cafeeira, além de fortalecer o território e levar benefícios econômicos para os habitantes da região. A IG de Denominação de Origem contempla os cafés produzidos nos municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Os Edis também falaram sobre a questão dos andarilhos no município e fizeram um apelo à população para que não dê esmolas, mas sim, que indique o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) quando for abordado por algum pedinte. O CRAS é o órgão responsável e que terá condições de cuidar da situação da maneira mais humana e digna.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira não estão abertas ao público, para evitar aglomeração, mas continuam sendo transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!

Com informações do site Montanhas Capixabas