Por Dentro da Câmara –25ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

16 de junho de 2021 às 00h00.

Na 25ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada ontem (15), foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. O médico infectologista, Dr. Aloísio Falqueto, fez uso da Tribuna Livre para falar sobre a pandemia do coronavírus. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade.

Foram aprovados, em única discussão:

• O Projeto de Lei substitutivo, de autoria do Poder Legislativo, ao Projeto de Lei nº 017/2021, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Municipal nº 1382, de 24 de agosto de 2020, que institui o Plano Diretor Municipal de Venda Nova do Imigrante e dá outras providências;
  • O Requerimento nº 023/2021, de autoria do Vereador Amilton José Marques Pacheco, que solicita ao Poder Executivo informações da Secretaria Municipal de Saúde, referente as Unidades de Saúde do Município.

Foram rejeitados:

• O recebimento pela Câmara Municipal de Venda Nova da denúncia recebida na Ouvidoria desta Casa de Leis, de providências para apurar a existência de infração cometida pelo Vereador Ivanildo de Almeida Silva e pelo Vereador Marcio Antonio Lopes, conforme protocolado sob o nº 2021041958357, em 19 de abril de 2021;
  • O recebimento pela Câmara Municipal de Venda Nova da denúncia recebida na Ouvidoria desta Casa de Leis, de providências para apurar a existência de infração cometida pelo Vereador Erivelto Uliana, conforme protocolado sob o nº 2021051865702 em 15 de maio de 2021.

Tribuna Livre

O médico infectologista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Dr. Aloísio Falqueto, fez uso da Tribuna Livre para explicar e tirar as principais dúvidas em relação à pandemia do coronavírus.  Ao final da Sessão, ele retornou à Tribuna para responder as perguntas feitas pelos Vereadores. Saiba mais aqui.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Edis agradeceram e parabenizaram Dr. Aloísio pelas explicações e por toda a sua trajetória na ciência, sendo um motivo de orgulho e exemplo para a população vendanovense.

Ontem (15) foi o Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa. Tanto as crianças quanto os idosos precisam de carinho e proteção, e não devem ser abandonados. Além disso, praticar atividade física é fundamental para cuidar da saúde das pessoas da terceira idade.

Segunda (14) foi o Dia Mundial do Doador de Sangue e os Vereadores lembraram da importância de doar sangue para salvar vidas. Sangue não se compra, por isso a sua doação é tão crucial.

Os Edis reforçaram o pedido para que a população mantenha os hábitos de prevenção ao coronavírus, como manter o distanciamento social, usar máscara e higienizar bem as mãos.

Os Vereadores solicitaram ao Poder Executivo que realize ações para eliminar as moscas que incomodam a Comunidade de São João e Viçosinha. Também pediram que pode as árvores que podem causar acidentes, aumente a ciclovia até a entrada do Bairro Providência e fizeram outras indicações.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira não estão abertas ao público, para evitar aglomeração, mas continuam sendo transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!