Atleta Luíza Guisso Fiorese recebe homenagem da Câmara Municipal

Luíza foi convocada para a Seleção Brasileira de Vôlei Sentado nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

14 de julho de 2021 às 00h00.

A Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante homenageou a atleta Luíza Guisso Fiorese, pela convocação para a Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, que disputará os Jogos Paralímpicos de Tóquio, durante a 30ª Sessão Ordinária realizada ontem (13). Luíza também recebeu a bandeira do Munícipio, a qual levará consigo para a competição.

Luíza usou a Tribuna para agradecer a homenagem e destacou a importância do esporte em sua vida, sendo impossível imaginá-la sem ele. Ela também falou do orgulho que sente de fazer parte de Venda Nova, das suas raízes e poder levar o nome do Município para o mundo.

A atleta explicou que, antes do câncer, o seu sonho era ser jogadora da Seleção Brasileira de Handebol. Após vencer a doença, Luíza queria manter-se perto do esporte e, como não sabia que o sonho de ser atleta ainda era possível, ingressou na faculdade de Jornalismo, até conhecer o vôlei sentado e chegar onde hoje chegou. “Pessoas com deficiência também podem ser atletas. O esporte paralímpico abrange muitas pessoas”, explicou.

“Hoje eu tenho o objetivo de ser uma pessoa que inspira e não apenas uma atleta. Hoje estou aqui como mulher. Mulher com deficiência. A mulher de 24 anos está realizando o sonho da menina de dez anos atrás”, declarou. “Não olhe para a pessoa com deficiência como uma pessoa inferior, mas como alguém que é capaz”, disse Luíza reafirmando a importância da representatividade e inclusão.

A jogadora ressaltou a relevância dos projetos que são voltados para o esporte. “Esporte não é só esporte, mas é saúde, educação e me devolveu a vontade de lutar e vencer. Representa muito poder voltar ao esporte hoje”.

A atleta terminou a sua fala com uma mensagem de superação: “Eu era reconhecida como ‘a menina que teve câncer’. Eu não queria esse rótulo. Significa muito ser a menina que deixou de ter câncer e ser a menina que representa a cidade na Seleção Brasileira. Essa conquista não é só minha”.

Os Vereadores e o público presente cantaram “Parabéns para você”, visto que era aniversário da Luíza, e a parabenizaram por toda a sua história. Os Edis ainda afirmaram que ela já é uma pessoa que inspira a todos e desejaram boa sorte nos jogos.