Por Dentro da Câmara – 47ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

15 de outubro de 2021 às 00h00.

Na 47ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada ontem (14), foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas relevantes para a comunidade. Eles ainda fizeram uma breve homenagem aos professores pelo seu dia e convidaram professoras da Escola Domingos Perim, que completou 100 anos em 2021, para celebrar as datas.

Foram aprovados:

• Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 049/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que denomina Ponte Voluntário Vicente Perim;
  • Em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 050/2021, de autoria do Poder Executivo Municipal, que institui a Semana Municipal da Integridade, Transparência e Combate à Corrupção e dá outras providências;
  • Em única discussão, o Requerimento nº041/2021, de autoria do Vereador Marco Antonio Torres Nascimento, que solicita ao Poder Executivo informações sobre o transporte de resíduos sólidos para o CTRCI – Central de Tratamento de Resíduos de Cachoeiro de Itapemirim/ES, enviando cópia das notas referente ao total de peso transportado pelo veículo no período de julho de 2019 a outubro de 2021.

Homenagem aos Professores

Para celebrar o Dia dos Professores, que acontece hoje (15), a Câmara Municipal convidou as docentes que marcaram os 100 anos de história da Escola Domingos Perim. Compareceram as professoras: Marfiza Pereira Uliana, Maria Perpétua Serafin e Vera Maria Paraíso Ferrari, que também compuseram a Mesa.

A professora Vera fez uso da Tribuna e agradeceu a homenagem e a todos os pais, que sempre confiaram em seu trabalho. A Vereadora Aldi Caliman, que foi professora, destacou que os mestres ensinam, mas também aprendem. “Ser professor é apontar caminhos, mas permitir que os alunos caminhem com os próprios pés”, destacou. Ao final da Sessão, a Vereadora foi surpreendida por uma homenagem pelos colegas, pelo seu trabalho e dedicação na educação das crianças e jovens do Município.

Os Vereadores ainda lembraram que os professores tiveram que se reinventar durante a pandemia e alterar seu método do dia para a noite.

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os Edis voltaram no assunto sobre as moscas na Comunidade da Viçosinha. Eles informaram que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) visitaram as granjas. Os órgãos estipularam prazos para regularização da situação que, caso não sejam cumpridos, as sanções serão aplicadas.

Os Vereadores ainda falaram sobre a reunião que tiveram com o Poder Executivo e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, sobre a instalação da base própria no Município. Com a base, Venda Nova teria uma ambulância à disposição exclusiva para a cidade e assistência nas festas e eventos realizados.

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público, com número limitado de pessoas e seguindo todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!