Portas abertas para o aprimoramento profissional

Câmara apóia projeto de intercâmbio de vendanovenses interessados em fazer curso profissionalizante na Itália

17 de junho de 2008 às 00h00.

A Câmara de Venda Nova acompanhou o desenvolvimento e aprovação do projeto “Agroturismo e Desenvolvimento Sustentável”, que levará dez vendanovenses para um curso profissionalizante na Itália. O curso tem sustentação no Veneto Agricultura - Secretaria Regional para o Desenvolvimento Agrícola, Florestal e Agro-alimentar do Veneto, em parceria com a Associação Trevisana Nel Mondo/Casa da Cultura, Prefeitura e Câmara de Venda Nova, Agrotur e Sebra/ES.

O presidente da Câmara, o vereador Marco Grillo- PSDB, participou da elaboração do projeto enviado para junta regional de Treviso pleiteando o curso, junto com o Sebrae. Ele explica que a Veneto Agricultura  visa fortalecer os laços dos descendentes de imigrantes em diferentes países do mundo, por isto aprovou o projeto apresentado. “Representantes italianos participarão do processo de seleção do grupo que vai para a Itália”.

Inscrições

Até o dia 30 deste mês, a Amena- Casa da Cultura de Venda Nova recebe inscrição dos interessados em fazer o intercâmbio na Itália, programado para o próximo mês de setembro. Dos inscritos, 20 serão selecionados e farão um curso preparatório. Ao final, um novo processo selecionará dez para passar 13 dias na Itália com todas as despesas pagas e ajuda de custo na passagem.

Para participar, o candidato deve ter de 18 a 35 anos, ser descendente do Veneto, ter cidadania ou protocolado o pedido no Consulado Geral do Rio de Janeiro, falar ou compreender o idioma italiano e, de preferência, estar envolvido no agroturismo ou ter algum projeto de ingresso na atividade ou de desenvolvimento sustentável. Grillo explica que o engajamento do candidato com a vida comunitária e cultural também é fator relevante para a escolha de seu nome.

O processo de seleção dos 20 acontecerá logo após o encerramento das inscrições, seguido do curso preparatório de 40 horas. Os dez selecionados partirão no dia 7 de setembro e regressarão no dia 20. A sede do curso é Padova, de onde os alunos sairão para outras províncias da região de Treviso.

Para realização do curso de formação profissional na Itália, a junta regional do Veneto consignou a contribuição de 35 mil Euros.