Por Dentro da Câmara – 48ª Sessão Ordinária

Você pode acompanhar as Sessões da Câmara pela Rádio FMZ e transmissão ao vivo pelo Facebook. Participe! Essa Casa é sua.

18 de novembro de 2022 às 09h35.

Na 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante, realizada ontem (17), foram deliberadas matérias importantes na Ordem do Dia. Durante a Explicação Pessoal, os Edis aproveitaram para falar sobre temas importantes para a comunidade. Após, foi realizada a 49ª Sessão Extraordinária.

Ordem do Dia

Foi recusado, no primeiro turno, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 003/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera a Lei Orgânica Municipal.

 

Foram aprovados:

· Em única discussão a Emenda Supressiva constante do parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que suprime o Inciso i, do Artigo 2º e o Artigo 3º, do Projeto de Lei nº 074/2022;

· Em única discussão a Emenda Aditiva constante do parecer da Comissão de Educação, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e Assistência Social, que adiciona o Inciso i, ao Artigo 2º do Projeto de Lei nº 074/2022;

· Em primeira discussão, conforme emendado, o Projeto de Lei nº 074/2022, de autoria dos vereadores Luiz Ricardo Bozzi Pimenta de Souza e Walace Rodrigues de Souza, que dispõe sobre o atendimento preferencial aos doadores de sangue nos órgãos da administração pública e nos estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares do município de Venda Nova do Imigrante, e dá outras providências;

· Em única discussão o Requerimento nº 054/2022, de autoria do vereador Marcio Antonio Lopes, que solicita ao Poder Executivo informações sobre a frota municipal, relacionando todos veículos adquiridos recentes pelo município e qual o valor;

· Em única discussão o Requerimento nº 055/2022, de autoria do vereador Marco Antonio Torres Nascimento, que solicita ao Poder Executivo informações sobre os servidores da prefeitura municipal, relacionando o número de servidores ocupantes do cargo de braçal, o nome de cada servidor ocupante do referido cargo e as tarefas desenvolvidas;

· Em única discussão o Requerimento nº 056/2022, de autoria da vereadora Aldi Maria Caliman, que solicita ao Poder Executivo informações se as escolas do município de Venda Nova do Imigrante estão oferecendo aulas de língua italiana. E caso não estejam, por qual motivo parou;

· Em única discussão o Requerimento nº 057/2022, de autoria do vereador Marco Antonio Torres Nascimento, que solicita ao Poder Executivo informações sobre a Secretaria Municipal de Agricultura, relacionando a quantidade e nome de todos os agricultores contemplados com serviços de qualquer máquina pesada nos últimos doze meses, a lista de espera dos agricultores que serão contemplados contendo a ordem que serão atendidos, e a lista do número do bloco de produtor de todos os agricultores já contemplados  e dos que ainda serão atendidos;

· Em única discussão a Moção nº 021/2022, de autoria do Poder Legislativo Municipal, de pesar pelo falecimento do Sr. Antenor Honório Pizzol, ocorrido no dia 02 de novembro de 2022.

 

Explicação Pessoal

Na Explicação Pessoal, os edis solicitaram ao Executivo que retorne com o ensino de italiano nas escolas, além disso, que incentive o idioma no comércio e turismo de Venda Nova, colocando, inclusive, placas bilingues. Manter o idioma italiano vivo é essencial para manter a cultura dos antepassados.

 

Eles ainda pediram que a Prefeitura tenha uma atenção especial à estrada da comunidade do Vai e Vem, que não está em boas condições para escoar a mercadoria dos produtores que vivem no local.

 

Os vereadores convidaram a todos para participarem da Sessão Solene do lançamento do livro "Venda Nova do Imigrante - 1936 até 2022: A história do município ao longo das legislaturas municipais", hoje, às 17h, no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi.

Eles falaram sobre a Semana Internacional do Café que está sendo realizada e onde os cafés da nossa região estão tendo um destaque especial. O café especial precisa continuar a ser incentivado, pois é mais um forte atrativo de nossa cidade.

 

Os edis parabenizaram a prefeitura pela realização da Semana da Integridade e destacaram a palestra com o Ministro da Controladoria Geral da União, Dr. Wagner de Campos Rosário e, como debatedores, o Promotor de Justiça do MPES, Dr. Diego Gomes Castilho e Mariana Covre, Gerente Executiva Jurídica e de Integridade da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo/Findes.

 

Os parabéns também foram para a Secretaria de Assistência Social pela realização do Miss e Mister Terceira Idade. O evento é fundamental para uma melhor qualidade de vida e autoestima dos idosos que fazem parte do Conviver.

 

49ª Sessão Extraordinária

Foi aprovado, em segunda discussão o Projeto de Lei nº 094/2022, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre suplementação de dotação orçamentária.

 

As Sessões, que ocorrem toda terça-feira, são abertas ao público e transmitidas ao vivo para que a população possa acompanhar. Para mais informações, as Atas ficam disponibilizadas no site da Câmara. Exerça a sua cidadania, participe!

Acompanhe a Câmara

Receba novidades por e-mail ou siga nossas redes sociais

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram
  • Ícone do Twitter

Atendimento ao Público

De segunda à sexta, das 12h às 18h

Telefone

(28) 3546-0074

WhatsApp
(28) 99946-1818

Sessões Plenárias

Todas as terças-feiras 19h

Endereço

Av. Evandi Américo Comarella, nº 385 - 4º andar Venda Nova do Imigrante – ES - CEP: 29375-000

Localização

Copyright © Câmara Municipal de Venda Nova do Imigrante. Todos os direitos reservados.

Logo da

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.