Presidente da Associação da Feira Livre faz uso da Tribuna Livre

Hiago falou sobre as realizações em 2022, os projetos para 2023, as propostas e as curiosidades sobre a Feira Livre

30 de novembro de 2022 às 16h48.

O Presidente da Associação da Feira Livre, Hiago Zambão Falqueto, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na 52ª Sessão Ordinária, realizada ontem (29). Ele falou sobre as realizações no ano de 2022, os projetos para 2023, as curiosidades e leu a carta de um feirante sobre a experiência de fazer parte da Feira Livre. Ao final da Sessão, ele retornou à Tribuna para tirar as dúvidas dos vereadores.

No ano de 2022, dentre das principais ações realizadas, podemos destacar a aquisição do contêiner no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, Polentão, para guardar os pertences da feira, a inclusão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascaveni) para recolhimentos dos resíduos sólidos, atualização do Regimento Interno e do Estatuto junto com o Instituto Federal do Espírito Santos (IFES), curso de capacitação e controle de qualidade junto com a Secretária de Agricultura, pesquisa de satisfação com os clientes, entrada de cinco novos feirantes, auxílio anual a APAE, Natal Solidário com arrecadação de brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis, que serão doados, melhoramento na identificação das barracas, criação de logomarca junto com o Sebrae para os feirantes que ainda não tinham e mesas e cadeiras doadas pelo Sicoob.

Para o ano de 2023, eles esperam finalizar o Estatuto junto com o apoio do IFES, vender água e refrigerantes para arrecadar o “Caixa Solidário”, o qual será revertido para instituições municipais, mais sustentabilidade com o incentivo a ecobags, entrada de novos feirantes e novas parcerias, camisas para os feirantes e conseguir um local próprio para a feira.

Hiago ainda falou sobre as propostas da Associação, que são: ofertar produtos de qualidade e com segurança alimentar, criar momento de lazer aos clientes e movimentar a economia municipal.

Em relação às curiosidades sobre a Feira, o presidente afirmou que, dos 29 feirantes, 11 possuem ponto turístico, sendo um exemplo de como a feira movimenta o turismo, 21 membros possuem agroindústria ou sala de processamento para produzir com qualidade e alguns feirantes atendem à merenda das escolas municipais. Mais de 50 famílias ficam envolvidas com a feira e a gama de produtos ofertados é extensa, indo desde doces a laticínios, além disso, o feirante deve ter a sua produção feita 100% em Venda Nova.

Hiago leu a carta de um feirante sobre a feira. “A feira foi uma oportunidade que nos proporcionou crescimento e reconhecimento dentro da comunidade. Através da feira começamos a agregar mais valor ao que era produzido no sítio”, leu.

O presidente fez alguns lembretes importantes:

· No dia 2 de dezembro a feira começará às 15h por causa do jogo do Brasil;

· Dia 9 de dezembro é o último dia para utilizar o vale-feira;

· Dia 15 de dezembro é o último dia que vai a feira será realizada em 2022.

Ao final da Sessão, Hiago voltou à Tribuna para responder aos questionamentos dos Vereadores. Ele explicou que, quem quiser fazer parte da feira, basta procurar a Secretaria de Agricultura, que faz uma análise e, após, é votado pela assembleia. A prioridade é para os pequenos produtores, MEI e pequeno empresário. Além disso, é necessário que a produção seja feita 100% em Venda Nova.

Os vereadores agradeceram às explicações de Hiago e parabenizaram pelo trabalho feito pela Feira Livre.